Inteligência Artificial para ensino e aprendizagem de línguas (3.º CEB e Secundário)

A Inteligência Artificial (IA) tem o potencial de transformar a educação, tornando-a mais personalizada, eficiente e eficaz. A aprendizagem na sala de aula é apenas uma parte do todo que é a IA na educação, pois os algoritmos continuam a trabalhar para proporcionar a cada aluno tarefas adaptadas ao seu perfil. A educação é a melhor solução a longo prazo para combater os problemas de desemprego relacionados com a integração da IA nas diferentes áreas da sociedade.

Assim, é crucial que os professores tenham acesso a formação relevante sobre a IA para a melhoria educacional, acompanhar e responder às exigências das invenções humanas. Bem como auxiliar na compreensão crítica da IA pelas crianças e famílias. O facto de a IA estar na sua infância, não deixa de ser relevante continuar a desenvolver um conhecimento aprofundado, sobre os riscos e as possibilidades, através da formação contínua dos professores. Julgamos que esta formação ajudará a aumentar a motivação e a consciencialização dos participantes, para tecnologias de IA acessíveis a professores e alunos, mas que revolucionarão a forma de ensinar, aprender e avaliar nas escolas nas próximas décadas. Assim, a IA pode contribuir amplamente para melhorar o ensino e a aprendizagem de línguas, proporcionando novas estratégias e oportunidades. Este curso pode ajudar a atenuar a lacuna existente na formação dos professores sobre a utilização da IA na educação, em particular, nas aulas de línguas.

Créditos da imagem (gerada através de IA): ChatGPT

Objetivos

Esta formação tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento de competências pedagógico-didáticas que permitam aos participantes:

  • explorar conceitos básicos sobre inteligência artificial (IA) e aplicações em contexto educativo, nomeadamente para o 3.º ciclo e secundário;
  • desenvolver competências para utilizar ferramentas e plataformas de IA no ensino de línguas, adaptadas aos alunos do 3.º ciclo e secundário;
  • mostrar exemplos de estratégias didáticas para diferenciação pedagógica e inclusão de alunos com necessidades específicas nas aulas de línguasa;
  • desenhar atividades pedagógicas inovadoras e personalizadas para os níveis de ensino referidos com o auxílio de plataformas baseadas em IA;
  • desenvolver projeto prático para implementação de tecnologias generativas nas práticas educativas adequadas ao 3.º ciclo e secundário;
  • promover uma visão crítica sobre o uso da IA na educação, considerando os riscos, benefícios e desafios;
  • refletir e implementar práticas éticas e responsáveis do uso da IA no contexto da aprendizagem de línguas;
  • fomentar o desenvolvimento profissional dos participantes nas competências digitais mediadas por IA.

Organização e metodologia

O  curso é realizado a distância com sessões síncronas (20h) e sessões assíncronas (30h).

Duração

O curso tem uma duração de 50 horas.

Propina

A frequência do curso implica o pagamento de 250 €. No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro e agentes de cooperação do Camões, I.P., o custo do curso é de 200 €.

Avaliação

O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.

Certificação

Esta ação de formação é uma ação acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, na modalidade de Curso de formação, com o registo n.º CCPFC/ACC-134474/25, relevando para a progressão em carreira de professores dos grupos 300, 310, 320, 330, 340 e 350.