Japão

Centros culturais portugueses disponíveis no Japão.

Tóquio - Centro Cultural Português

Nome Camões – Centro Cultural Português em Tóquio
Abertura 1995
Diretor Tiago Maurício
Morada
Camões – Centro Cultural Português
Embaixada de Portugal em Tóquio
3-10-3, Kojimachi, Chiyoda-ku
102-0083 Tokyo
Contactos
Tel: +81-3-52260611
Fax: +81-3-52260613
Email:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 

Embaixada de Portugal em Tóquio

   

O Centro Cultural Português em Tóquio

O Centro foi inaugurado em 1995 e tem como principais atribuições a promoção da língua e cultura portuguesas no Japão. Através das suas ações culturais, o Centro promove a dinamização de projetos que interligam a produção artística nacional com criadores locais, atribuindo particular relevo aos domínios da música, do cinema, da literatura e das artes plásticas.

No seu espólio constam cerca de 2250 livros e 200 materiais audiovisuais disponíveis para consulta. O Centro também mantém uma presença nas redes sociais em colaboração com a Embaixada de Portugal em Tóquio.

No âmbito da promoção da língua portuguesa, o Camões, I.P. tem um Leitorado na Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio e patrocina a realização do Concurso Anual de Eloquência em Língua Portuguesa para Estudantes Universitários Japoneses na Universidade de Estudos Estrangeiros de Quioto. Os dois melhores classificados do Concurso de Eloquência recebem bolsas de estudos anuais para estudarem em universidades portuguesas. O Centro complementa estas ações através de colaborações com departamentos de estudos portugueses e luso-brasileiros em universidades japonesas.

O Centro lançou a Série de Literatura Portuguesa Contemporânea, em colaboração com a editora Gendai Kikakushitsu, destinada à publicação em língua japonesa de obras literárias nacionais. O primeiro volume foi publicado em 2019 e consistiu numa antologia de 12 contos de 12 autores portugueses; o segundo volume será a tradução do romance “Nenhum Olhar”, da autoria de José Luís Peixoto, a publicar em 2021.

Para além da colaboração com artistas e instituições nipónicas, o Centro também promove a cooperação na área cultural com outros países da União Europeia, designadamente através da rede EUNIC. 

 

Tópicos neste artigo: