Casa de Portugal – André de Gouveia

A Casa de Portugal – André de Gouveia (Maison du Portugal - André de Gouveia) é uma das 43 casas do campus da Cidade internacional universitária de Paris. Construída em 1967 pela Fundação Calouste Gulbenkian recebeu primeiro a designação de Casa dos Estudantes Portugueses, destinando-se a acolher maioritariamente bolseiros da Fundação Gulbenkian.

Desde muito cedo a Casa de Portugal se revelou um espaço de acolhimento e de mostra de importantes gerações de criadores, em diferentes artes: Gracinda Candeias ou Isabel Pavão, nas artes plásticas, Paulo Gaio Lima, Jorge Chaminé, João Paulo Santos ou Anne-Victorino de Almeida, para a música, entre tantos outros.

A partir de 1974, a Casa passou a designar-se Residência André de Gouveia, prestando homenagem ao grande humanista português, Reitor da Sorbonne no século XVI e professor de Montaigne. A designação evoluiu para Casa de Portugal – André de Gouveia em 2013, e três anos mais tarde passou a contar com as Salas Fernando Pessoa e Vieira da Silva, espaços de apresentação das culturas de língua portuguesa em Paris. Todos os anos realiza cerca de uma centena de eventos, concebidos pela Cátedra Lindley Cintra da Universidade de Paris Nanterre e pelo Leitorado de Língua e Cultura Portuguesa da Universidade de Paris 8 de Camões, I.P. As atividades realizadas são em parceria com variadas instituições portuguesas, francesas e internacionais, nos âmbitos académico, associativo, autárquico e cultural, assim como com diversos festivais, tais como Parfums de Lisbonne, l’Europe autour de l’Europe, SIgnes de Nuit, ou eventos como a Noite Europeia dos Museus, a Semana das Culturas Estrangeiras, as Jornadas Europeias do Património, a Noite da Literatura ou a Nuit Blanche. Camões, IP é parceiro de toda a programação realizada na Casa de Portugal – André de Gouveia.

Desde março de 2020, a Casa de Portugal – André de Gouveia acolhe ainda a Biblioteca Gulbenkian, o maior acervo de língua portuguesa em França.

 

Mais informações:

Página eletrónica

Atividades da Casa

Biblioteca Gulbenkian na Casa de Portugal

 

 

Foto: AAVPArchitectes