Associação Luís de Camões

A Associação Luís de Camões é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 14 de maio de 2018, a partir da união do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. com três históricas instituições fundadas por emigrantes portugueses no Rio de Janeiro: o Real Gabinete Português de Leitura, o Liceu Literário Português e a Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Caixa de Socorros D. Pedro V.

Com atuação nas áreas cultural, educacional e de assistência social, a Associação tem como missão proteger, preservar e promover o vasto património material e imaterial que testemunha a presença e o legado da comunidade portuguesa na cidade do Rio de Janeiro.

Como associado fundador português, o Camões, I.P. desempenha papel de destaque na governança da entidade, participando ativamente de suas decisões e mantendo programas e iniciativas voltados ao fortalecimento dos laços culturais entre Portugal e o Brasil. Conheça, a seguir, um pouco sobre cada uma dessas instituições e o trabalho que desenvolvem.

Página eletrónica: www.associacaoluisdecamoes.org.br

   

 

REAL GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA  DO RIO DE 

  

2. Fachada do Real Gabinete

Tradicional biblioteca e instituição cultural fundada em 1837, no centro da cidade do Rio de Janeiro, o Real Gabinete Português de Leitura é a mais antiga instituição portuguesa do Brasil.

Melhor exemplo do estilo neomanuelino fora de Portugal, o seu atual edifício-sede é uma joia arquitetónica e cultural oferecida pela colónia portuguesa, sendo a mais antiga biblioteca da América Latina fundada por emigrantes em funcionamento ininterrupto.

Foi também o primeiro edifício em estrutura de ferro do Rio de Janeiro, abrigando elementos decorativos inconfundíveis como a imponente claraboia que ilumina o salão de leitura, com as suas prateleiras repletas de preciosidades bibliográficas e com significativas peças de arte à sua volta. Por tantos méritos, em 1906, o Rei D. Carlos I de Portugal conferiu-lhe o título de “Real”.

Com mais de 350 mil livros no seu acervo, em inúmeras áreas do conhecimento, abriga a maior coleção de obras portuguesas fora de Portugal, sem excluir títulos em diversas línguas.

3. Sala de Leitura do Real Gabinete Ricardo Bhering RGPL

Além de biblioteca, mantém um Centro de Estudos que promove pesquisas históricas e literárias sobre as relações luso-brasileiras.

No âmbito da parceria firmada com a Associação Luís de Camões, o Camões, I.P. mantém um apoio anual para a conservação e restauro de livros do acervo do Real Gabinete Português de Leitura.

Página eletrónica: www.realgabinete.com.br

 

 

LICEU LITERÁRIO PORTUGUÊS

 

  4. Liceu Literário Português

 

O Liceu Literário Português foi fundado em 10 de setembro de 1868 com a finalidade de difundir a cultura e promover o ensino e a instrução, principalmente junto aos jovens portugueses que chegavam ao Brasil com conhecimentos limitados e ainda sem uma profissão definida. Além de ministrar cursos de 1º e 2º grau, instituiu ainda no século XIX cursos de Astronomia e Arte Náutica – cujas aulas foram frequentadas pelo Imperador D. Pedro II do Brasil, admirador confesso das iniciativas educacionais do Liceu.

De caráter filantrópico e sem fins lucrativos, o Liceu dedica-se à promoção da pesquisa e ensino da Língua Portuguesa, ao desenvolvimento de projetos culturais e ao intercâmbio académico entre países lusófonos.

Além de oferecer cursos profissionalizantes e de pós-graduação, mantém um Centro Cultural e o Colégio Sagres, tradicional colégio do Rio de Janeiro fundado em 1921, com atuação em todos os segmentos da educação básica – da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Página eletrónica: https://llp.bibliopolis.info/

 

REAL E BENEMÉRITA SOCIEDADE PORTUGUESA

CAIXA DE SOCORROS D. PEDRO V

 5. Caixa de Socorros D. Pedro V

Criada em um tempo em que o amparo aos mais pobres dependia quase que exclusivamente da ação da Igreja Católica e da iniciativa de associações privadas, a Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Caixa de Socorros D. Pedro V foi fundada em 1863 com o propósito de amparar portugueses em situação de pobreza, enfermidade ou desamparo, tornando-se desde então uma das mais tradicionais instituições filantrópicas do Rio de Janeiro.

Atualmente tem como propósito prestar assistência social a famílias de baixa renda, especialmente idosos carentes e desprotegidos, sem qualquer distinção de nacionalidade.

Mantém desde 1979 o Lar D. Pedro V, instituição de longa permanência para idosos no Rio de Janeiro que atende a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com grau I, II e III de dependência, oferecendo residência assistida e cuidado especializado.

Página eletrónica: www.caixadesocorros.org.br