A Associação Luís de Camões é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 14 de maio de 2018, a partir da união do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. com três históricas instituições fundadas por emigrantes portugueses no Rio de Janeiro: o Real Gabinete Português de Leitura, o Liceu Literário Português e a Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Caixa de Socorros D. Pedro V.
Com atuação nas áreas cultural, educacional e de assistência social, a Associação tem como missão proteger, preservar e promover o vasto património material e imaterial que testemunha a presença e o legado da comunidade portuguesa na cidade do Rio de Janeiro.
Como associado fundador português, o Camões, I.P. desempenha papel de destaque na governança da entidade, participando ativamente de suas decisões e mantendo programas e iniciativas voltados ao fortalecimento dos laços culturais entre Portugal e o Brasil. Conheça, a seguir, um pouco sobre cada uma dessas instituições e o trabalho que desenvolvem.
Página eletrónica: www.associacaoluisdecamoes.org.br
REAL GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA DO RIO DE

Tradicional biblioteca e instituição cultural fundada em 1837, no centro da cidade do Rio de Janeiro, o Real Gabinete Português de Leitura é a mais antiga instituição portuguesa do Brasil.
Melhor exemplo do estilo neomanuelino fora de Portugal, o seu atual edifício-sede é uma joia arquitetónica e cultural oferecida pela colónia portuguesa, sendo a mais antiga biblioteca da América Latina fundada por emigrantes em funcionamento ininterrupto.
Foi também o primeiro edifício em estrutura de ferro do Rio de Janeiro, abrigando elementos decorativos inconfundíveis como a imponente claraboia que ilumina o salão de leitura, com as suas prateleiras repletas de preciosidades bibliográficas e com significativas peças de arte à sua volta. Por tantos méritos, em 1906, o Rei D. Carlos I de Portugal conferiu-lhe o título de “Real”.
Com mais de 350 mil livros no seu acervo, em inúmeras áreas do conhecimento, abriga a maior coleção de obras portuguesas fora de Portugal, sem excluir títulos em diversas línguas.

Além de biblioteca, mantém um Centro de Estudos que promove pesquisas históricas e literárias sobre as relações luso-brasileiras.
No âmbito da parceria firmada com a Associação Luís de Camões, o Camões, I.P. mantém um apoio anual para a conservação e restauro de livros do acervo do Real Gabinete Português de Leitura.
Página eletrónica: www.realgabinete.com.br
LICEU LITERÁRIO PORTUGUÊS

O Liceu Literário Português foi fundado em 10 de setembro de 1868 com a finalidade de difundir a cultura e promover o ensino e a instrução, principalmente junto aos jovens portugueses que chegavam ao Brasil com conhecimentos limitados e ainda sem uma profissão definida. Além de ministrar cursos de 1º e 2º grau, instituiu ainda no século XIX cursos de Astronomia e Arte Náutica – cujas aulas foram frequentadas pelo Imperador D. Pedro II do Brasil, admirador confesso das iniciativas educacionais do Liceu.
De caráter filantrópico e sem fins lucrativos, o Liceu dedica-se à promoção da pesquisa e ensino da Língua Portuguesa, ao desenvolvimento de projetos culturais e ao intercâmbio académico entre países lusófonos.
Além de oferecer cursos profissionalizantes e de pós-graduação, mantém um Centro Cultural e o Colégio Sagres, tradicional colégio do Rio de Janeiro fundado em 1921, com atuação em todos os segmentos da educação básica – da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Página eletrónica: https://llp.bibliopolis.info/
REAL E BENEMÉRITA SOCIEDADE PORTUGUESA
CAIXA DE SOCORROS D. PEDRO V

Criada em um tempo em que o amparo aos mais pobres dependia quase que exclusivamente da ação da Igreja Católica e da iniciativa de associações privadas, a Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Caixa de Socorros D. Pedro V foi fundada em 1863 com o propósito de amparar portugueses em situação de pobreza, enfermidade ou desamparo, tornando-se desde então uma das mais tradicionais instituições filantrópicas do Rio de Janeiro.
Atualmente tem como propósito prestar assistência social a famílias de baixa renda, especialmente idosos carentes e desprotegidos, sem qualquer distinção de nacionalidade.
Mantém desde 1979 o Lar D. Pedro V, instituição de longa permanência para idosos no Rio de Janeiro que atende a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com grau I, II e III de dependência, oferecendo residência assistida e cuidado especializado.
Página eletrónica: www.caixadesocorros.org.br