O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. ativou o Instrumento de Resposta Rápida para Ações de Emergência (IRR) com o montante orçamental total de 400 000,00€, direcionado às necessidades humanitárias decorrentes do agravamento da situação humanitária e dos movimentos de deslocados internos na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.
As propostas de intervenção apresentadas pelas ONGD qualificadas deverão ser enquadradas nas principais necessidades das populações, identificadas pelas autoridades moçambicanas, Nações Unidas e Organizações Internacionais humanitárias.
As ações deverão ter uma duração máxima de 6 meses, sem possibilidade de extensão do prazo. Serão valorizados em sede de candidatura a apresentação de projetos estabelecidos em parceria ou consórcios entre as ONGD qualificadas.
Atendendo à natureza da situação no terreno, as organizações deverão ter em particular atenção toda a dimensão de segurança relativa aos projetos e ao pessoal humanitário.
As propostas de projetos deverão apenas ser submetidas pelas ONGD previamente qualificadas (assim como com o registo de ONGD atualizado junto do Camões, I.P.) e apresentadas de acordo com as Normas e Diretrizes para submissão de propostas e respetivos formulários de candidatura disponíveis aqui.
Todas as candidaturas deverão ser remetidas em formato eletrónico até às 9h00, do dia 16 de outubro de 2025, para a seguinte caixa de correio: