Camões em Notícias - N.º 8

*|MC:SUBJECT|*

 

 

 

 N.º 8 - março de 2018

Durante o ano de 2018, o Camões, I.P. irá promover um conjunto de conversas denominadas “Camões dá que falar” com personalidades das mais diversas áreas.
A próxima sessão está marcada para dia 26 de março, às 18h00, no Auditório do Camões, I.P. em Lisboa. O orador convidado é Alfonso Lucini.Licenciado em Filologia Hispânica, foi professor de Língua e Literatura Espanholas na Universidade de Línguas Estrangeiras em Pequim. Diplomata de carreira, foi Embaixador de Espanha em Roma, Atenas e perante o Comité Político e de Segurança do Conselho da União Europeia, em Bruxelas. Foi Diretor-Geral de Política Externa do Ministério de Assuntos Exteriores. Poeta e tradutor, colaborador da Revista de Occidente e outras publicações, foi co-diretor da revista Inventario. Atualmente é o Diretor de Análise e Estratégia do Instituto Cervantes, em Madrid.
Alfonso Lucini junta-se a Luís Amado e Mia Couto, os dois primeiros convidados desta iniciativa que pretende tornar o Camões, I.P. palco de discussões e debates, num registo informal e inclusivo.
Portugal País Convidado da Feira do Livro de Leipzig em 2021

Portugal é o país convidado da Feira de Leipzig em 2021, assegurando este ano a sua terceira participação naquela que é a segunda maior Feira do Livro da Alemanha e uma das mais relevantes da Europa. A coordenação e programação da presença portuguesa na Feira do Livro de Leipzig são da responsabilidade do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e da Embaixada de Portugal em Berlim.
Inscrições Rede EPE 2018/2019

As inscrições para a rede de ensino de português no estrangeiro para o ano letivo 2018/2019 encontram-se abertas até dia 15 de abril de 2018.
Portugal reforça a promoção da língua e cultura portuguesas e as políticas de cooperação

Desde o início de 2018 que Portugal tem continuado o seu esforço de promoção da língua e cultura portuguesas no Mundo. Igualmente, a política de cooperação tem sido um dos vetores estratégicos no estabelecimento de parcerias através de visitas e acordos celebrados com governos estrangeiros.
"O português é cada vez mais uma língua de negócios" - Entrevista a Luís Faro Ramos
 
Fazer do português uma das línguas oficiais da ONU é uma aposta estratégica do Governo. E esta foi uma das razões que levaram Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros, a nomear pela primeira vez um diplomata para dirigir o instituto que tutela a língua e a cooperação. 
A cooperação de Portugal com os países africanos de língua oficial portuguesa foi também tema de conversa com o presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos, nos programas, Língua de Todos, emitido na RDP África, e Páginas de Português, emitido na Antena 2.
Camões, I.P. e American Councils for International Education estabelecem parceria para fortalecer o estudo e ensino da língua e cultura portuguesas nos EUA 

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., em colaboração com a American Councils for International Education, com sede em Washington D.C., Estados Unidos da América, estabeleceram uma parceria, através de um Memorando de Entendimento, para fortalecerem o estudo e ensino da língua e cultura portuguesas nos Estados Unidos e apoiarem o acesso à educação em línguas estrangeiras de forma alargada.
Candidaturas abertas para Apoio à organização de conferências e seminários e à realização de estudos
 
Está aberta, até dia 16 de abril de 2018, a candidatura para apoio à organização de congressos, colóquios, conferências e seminários e à realização de estudos nos domínios da cooperação para o desenvolvimento, educação para o desenvolvimento e ação humanitária e de emergência.
Plataforma Português mais Perto
 
Esta plataforma é uma iniciativa conjunta entre o Camões, I.P. e a Porto Editora. Lançada a 7 de fevereiro de 2017 conta, atualmente, com 593 alunos inscritos.
A plataforma Português mais perto reúne dezenas de aulas interativas para a aprendizagem da língua portuguesa em duas vertentes:
  • Português Língua Materna, para alunos que frequentaram a escola em Portugal e pretendem voltar ao sistema escolar português;
  • Português Língua de Herança, para alunos que sempre frequentaram a escola no estrangeiro.
APP Camões
 
A App eLearning Camões constitui a primeira solução móvel para ensino a distância do Camões, I.P. 
Lançada a 7 de abril de 2017 está presente em 82 países dos 5 continentes e conta já com 1660 instalações da app, das quais 889 no sistema operativo IOS e 771 no sistema Android. A oferta de ensino compreende Cursos de Português Língua Estrangeira (5 níveis) em regime de autoaprendizagem ou de tutoria (básico e premium)

Descarregue a App eLearning Camões:
Mais Camões no Mundo | Agenda Cultural

Não perca os seus acontecimentos culturais preferidos. A Agenda Cultural Camões permite personalizar conteúdos por geografia e por tema, e também possibilita encontrar as atividades culturais que decorrem mais perto de si.
 
 
 
Siga-nos:
Copyright © *2018* *|Camões, I.P.|*, Todos os direitos reservados.

Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
Avenida da Liberdade, 270 . 1250-149 Lisboa . Portugal

O nosso endereço de email é:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Quer alterar o modo como recebe estes emails?
Pode atualizar as preferências ou remover da lista