Dia da Língua Portuguesa - França

 

Paris

22-05-2019  | UNESCO

Comemoração do Dia da Língua Portuguesa

franca unescoA sede da UNESCO em Paris, em colaboração com os restantes países de Língua oficial Portuguesa, terá, no dia 22 de maio a partir das 17h00, uma programação com enfoque no centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen: mesa-redonda com Ricardo Araújo Pereira, Fary Lopes e Maria Fernanda Cândido,  concerto da lusofonia com o DJ Stereossauro, o rapper Chullange e cantor Dino d'Santiago; e recitação de poemas de Sophia de Mello Breyner.

 

 

 

04-05-2019 / 05-05-2019  | Vários Locais 

Programação do Centro Cultural Português em Paris

DLP FRANÇA Sandra RochaO Dia da Língua Portuguesa e das Culturas na CPLP 2019 será celebrado, em Paris, no âmbito da Festa da Europa. As iniciativas decorrem nos dias 4 e 5 de maio em vários locais da capital francesa:

4 de maio: inauguração da exposição de Sandra Rocha, no âmbito da coletiva Visages d’Europe que reúne trabalhos de 9 fotógrafos europeus, no gradeamento da Tour Saint Jacques;

4 de maio: sessão de curtas-metragens “Lutter pour ses idéaux”, onde serão exibidos os títulos “Farpões Baldios”, de Marta Mateus e “La violence ne fera pas taire le peuple”, de Pedro Fidalgo. A projeção será seguida de um encontro com o realizador Pedro Fidalgo;

4 e 5 de maio: Promenades européennes - visitas guiadas por locais frequentados por artistas ou personalidades de relevo. Serão realizados passeios em locais frequentados por Vieira da Silva/Arpard Szenes, Amadeo de Souza Cardoso, Eduardo Prado Coelho e pelo jesuíta Simão Rodrigues de Azevedo;

5 de maio: ateliers para crianças dos 7 aos 11 anos, em colaboração com a Coordenação Geral do Ensino Português em França.


03-05-2019 | Embaixada do Brasil


III Encontro de Professores de Língua Portuguesa, Literaturas e Culturas dos Países Lusófonos (EPLLIC)

DLP FRANÇA 3oEPLLIC 3maio2019Intitulado “A língua portuguesa na França: histórico de conquistas e cenário de desafios”, o III Encontro de Professores de Língua, Literaturas e Culturas Lusófonas na França, que terá lugar em Paris, no dia 3 de maio de 2019, visa reunir autoridades, professores e investigadores com o intuito de celebrar o centenário do ensino do Português no país e de debater o atual cenário de desafios que se apresenta ao ensino da língua em contextos educacionais distintos.

Página do evento: https://epllic.wixsite.com/iiiepllicfrance/

 


21-05-2019 | Fundação Calouste Gulbenkian – Delegação em França


Jornada “Voix aux Images”

DLP FRANÇA Voix aux imagesjpgO Camões - Centro Cultural português em Paris organiza, no dia 21 de maio de 2019, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian – Delegação em Paris, uma conversa em torno da arquitetura e da cidade com enfoque no tema "ver, fazer, viver arquitetura em português".
Trata-se da 3.ª edição da iniciativa Voix aux Images pensada para celebrar a lusofonia através de linguagens diversas. Durante o dia serão realizadas várias mesas-redondas e conferências com arquitetos (Aires Mateus, Didier Faustino), fotógrafos e cineastas (Catarina Alves Costa, André Cepeda ou Giovanni Chiaramonti), museógrafos, historiadores e críticos de arte (Nuno Grande, Pedro Bismarck), entre outros.


22-05-2019 / 26-05-2019  | l’Observatoire du BHV


Iniciativa “Bem vindo Portugal”

Programa realizado no âmbito da campanha do BHV-Marais dedicada a Portugal e à Língua Portuguesa e decorre dois espaços centrais, o espaço livraria e o espaço exposições – l’Observatoire du BHV.

Programação do espaço livraria:

22 de maio - Apresentação das obras e sessão de autógrafos com Cyrill Pedrosa, autor de banda desenha.

26 de maio - Apresentação das obras de fotografia de Manuela Marques e Sandra Rocha - conhecidas fotógrafas portuguesas a residir, trabalhar e expor em França. Sessão de autógrafos com Yves Leonard, reconhecido especialista em história contemporânea de Portugal.

Programação do espaço exposições – l’Observatoire du BHV:

DLP FRANÇA Rui Moreira The Machine of Entangling Landscapes I 2008 768x5896 de maio: Inauguração da exposição de Rui Moreira, que integrará a 3ª edição de um projeto mais vasto do Camões - Centro cultural português em Paris, designado Lusoscopie, que reúne manifestações artísticas de artistas com ligações a Portugal e à Lusofonia.

 

 


25-05-2019  | 18.° bairro de Paris – Abesses/Montmartre (espaço a determinar)


Noite da Literatura

DLP FRANÇA CVT Jusqua ce que les pierres deviennent plus douces 6539Trata-se de um percurso literário criado em 2010 na cidade de Praga, cujo sucesso levou à sua realização em outras 25 cidades europeias. Programado em Paris desde 2013, este projeto de diálogos literários pretende criar um itinerário de leituras, de obras de escritores estrangeiros traduzidos em francês, em diversos espaços de um bairro de Paris. Trata-se de um conceito original que convida o público a passear pelo bairro selecionado à descoberta de autores estrangeiros presentes em espaços insólitos.

As sessões de leitura, a realizar todas as horas entre as 17h00 e as 23h00, são efetuadas por atores em presença do autor ou do tradutor da obra e realizam-se em livrarias, cafés, galerias de arte, hotéis, abadias, restaurantes, bibliotecas...

Na 7ª edição em 2019, a realizar no dia 25 de maio no 18° bairro de Paris – Abesses/Montmartre (espaço a determinar), o Camões - Centro Cultural português em Paris apresenta a tradução francesa da obra de António Lobo Antunes “Jusqu’à ce que les pierres deviennent plus douces que l’eau”. Participação de Inès Cazalas e Leituras a realizar pelo ator Stéphane Freiss.

 

Lyon

 

11-04-2019  | Cité Scolaire Internationale de Lyon

Palestra sobre Sophia de Melo Breyner

Palestra sobre Sophia de Melo Breyner, a sua obra e vida, por ocasião do Centenário do seu nascimento, no dia 11 de abril de 2019. A iniciativa é destinada aos alunos da Cité Scolaire Internationale de Lyon.

 

 

 

 

Tópicos neste artigo: