7ª edição do Prémio Luso-Brasileiro de Dramaturgia António José da Silva

Júri nacional selecionou os quatros textos finalistas portugueses

O Camões I.P. informa que, por deliberação do júri nacional, os quatro textos portugueses selecionados como finalistas da 7ª edição do Prémio Luso-Brasileiro de Dramaturgia António José da Silva são: Viagem” (pseudónimo João Nuno Sanches), “Quando a Noite Cai” (pseudónimoVânia Alvitano), “Os últimos anos do homem-celha” (pseudónimo Silveira Rodrigues), e “Frente Fria” (pseudónimo Miguel Ferrão).

Os textos portugueses foram escolhidos entre os 20 admitidos a concurso e irão concorrer com as obras selecionadas pela Funarte, no Brasil, na etapa final. Um júri formado por três especialistas portugueses e três especialistas brasileiros vai analisar os oitos textos finalistas e determinar o vencedor, a anunciar até ao final de 2013. A obra premiada será editada nos dois países.

O Prémio António José da Silva, que resulta de uma parceria entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e a Fundação Nacional de Artes – Funarte, tem por objetivo impulsionar o aparecimento de novos dramaturgos em língua portuguesa, reforçando a cooperação cultural entre ambos os países. O galardão tem um valor pecuniário de 15 mil euros. 

Integram o júri português os seguintes elementos: o ator João Saraiva das Neves, do Teatro Nacional D. Maria II, o professor e encenador João Brites, do Teatro O Bando, e a investigadora Ana Rita Martins, do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Vencedores de anteriores edições:

2012 – Luís Miguel Patrício Campião (Portugal) - Nossa Senhora da Açoteia

2011 – Luis Mário Lopes (Portugal) - Vizinhança

2010 – Marco Catalão (Brasil) - Agro Negócio

2009 – Abel Neves (Portugal) - Jardim Suspenso

2008 – Fábio Mendes (Brasil) - The Cachorro Manco Show

2007 – José Maria Vieira Mendes (Portugal) - A Minha Mulher

 

Mais informação: /premio-luso-brasileiro-de-dramaturgia-antonio-jose-da-silva-2013

 

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

 

Lisboa, 7 de outubro de 2013

Gabinete de Documentação e Comunicação
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, IP
Ministério dos Negócios Estrangeiros
Rua Rodrigues Sampaio, nº3 – R/cº
1250-147 Lisboa - Portugal
Tel.: +351 21 317 6718  | 21 317 6737