Agência da Curta Metragem no Festival de Clermont-Ferrand

A Agência da Curta Metragem estará novamente presente na próxima edição do maior e mais importante festival europeu dedicado à curta-metragem, o Festival de Clermont-Ferrand, França, que terá lugar entre os dias 4 e 12 de fevereiro de 2011.

A Agência estará representada com um leque variado de curta-metragens portuguesas em exibição neste evento, distribuídos pela competição, panorama e uma sessão especial concebida para os profissionais da industria cinematográfica presentes neste festival.

Destaque para ALFAMA de João Viana, filme selecionado de um universo de 5364, de 88 países para a competição internacional do festival, e que iniciou o seu percurso por festivais no Curtas Vila do Conde. João Viana é também reconhecido pela sua curta-metragem A PISCINA, filme selecionado para competição no Festival de Veneza em 2004.

Destaque igualmente para a sessão especial de curtas-metragens portuguesas programada pela Agência da Curta Metragem, que terá lugar no dia 9 de fevereiro pelas 11h00. A sessão será composta pelos seguintes filmes:

OS OLHOS DO FAROL de Pedro Serrazina

VICKY AND SAM de Nuno Rocha

VIAGEM A CABO VERDE de José Miguel Ribeiro

PICKPOCKET de João Figueiras

VOODOO de Sandro Aguilar

Na secção de panorama “Music Videos” do festival será ainda exibida a série de vídeos-musicais FEMINA SERIES realizados por Paulo Furtado (Legendary Tigerman) para o seu último álbum FEMINA, e que contam com a participação de reconhecidas artistas (Maria de Medeiros, Cibelle, Claudia Efe , Becky Lee, Ásia Argento, Rita Redshoes, Lisa Kekaula).

Ainda no âmbito deste programa será exibido o filme ON THE ROAD TO FEMINA de Jorge Quintela, um “road movie” sobre Legendary Tigerman.

As sessões, em Clermont-Ferrand contarão com a presença do músico.

A presença da Agência em Clermont-Ferrand visa assegurar a divulgação das curtas metragens portuguesas, através de um conjunto de atividades a desenvolver nesse mercado que passam pela instalação de um stand promocional, uma Happy Hour, distribuição de um catálogo com informação sobre os filmes produzidos destinado a distribuidores, televisões e festivais e a realização de atividades diárias de promoção e divulgação da cinematografia nacional.

A participação da Agência da Curta Metragem em Clermont-Ferrand é apoiada pelo Ministério da Cultura, pelo Instituto do Cinema e Audiovisual e pelo Instituto Camões.