Camões, I.P. e OEI e aprofundam compromisso de cooperação a favor da língua portuguesa na região ibero-americana

Lisboa, 19 de abril de 2021

Camões I.P. e OEI reforçam o compromisso de cooperação entre as duas organizações, em especial no domínio da difusão da língua portuguesa. De acordo com o seu compromisso de tornar a OEI uma organização bilingue, os estudantes dos leitorados do Camões I.P. têm agora a possibilidade de realizar estágios nos escritórios dos 18 países onde a OEI está representada. 

 A Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. subscreveram, esta segunda-feira, uma adenda ao convénio estabelecido entre as duas organizações em 2015. Neste novo documento, o secretário-geral da OEI, Mariano Jabonero, e o presidente do Camões, I.P., João Ribeiro de Almeida, aprofundam o compromisso de cooperação entre as duas organizações no domínio da língua portuguesa e da promoção cultural.

A Organização de Estados Ibero-americanos tem como um dos seus principais objetivos promover a cooperação entre as línguas espanhola e portuguesa. Como tal, comprometeu-se a oferecer aos estudantes dos leitorados da responsabilidade do Camões IP, em países da região ibero-americana, a possibilidade de realizarem estágios nos seus escritórios para apoiar atividade de tradução espanhol-português-espanhol, com o objetivo de permitir que estes alunos aprofundem as suas competências linguísticas em contexto profissional.

O novo documento prevê, ainda, uma maior colaboração entre os escritórios nacionais da OEI e as Embaixadas de Portugal em países da Ibero-América. Estipula-se, assim, “a possibilidade de cedência mútua de espaços para o desenvolvimento de iniciativas de interesse comum e/ou em áreas prioritárias para ambas as organizações”, como a realização de eventos das Embaixadas no domínio da promoção e divulgação da língua portuguesa e atividades culturais. Toma-se, para isso exemplo, a colaboração já iniciada na Argentina.

A cooperação estende-se também a iniciativas de comum interesse como a produção e a difusão científica em língua portuguesa ou a próxima Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola (CILPE2021).

Sobre a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI)

Fundada em 1949, a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) é o primeiro organismo intergovernamental de cooperação multilateral, com o objetivo de promover a cooperação Ibero-americana nas três áreas de atuação. Atualmente, 23 Estados são membros da OEI, existindo escritórios em 18 países, além da sede da Secretaria-Geral, em Espanha.

Sobre o Camões, I.P.

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.