Evento à margem da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas (UNOC 2022): Projeto Go Blue Quénia

Lisboa, 27 de junho de 2022

Terá lugar no dia 28 de junho de 2022, entre as 13h00 e as 14h15, hora de Lisboa, um evento à margem da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas (UNOC na sigla em inglês), em formato virtual, com o título Advancing the Blue Economy in Kenya: innovation in economic growth through value chains strengthening, integrated land-sea planning and management and maritime security, in an inclusive, participatory and sustainable manner.

Este evento enquadra-se no projeto Go Blue, Parceria entre a União Europeia e o Governo do Quénia para promover a Agenda da Economia Azul através do Desenvolvimento Costeiro. Visa promover a consciencialização e o envolvimento de atores de diversos setores, nomeadamente pescas, turismo cultural, formação profissional, aquacultura, ambiente, planeamento urbano e marítimo e segurança marítima, com o objetivo de potenciar todas as possibilidades económicas dos recursos costeiros e marinhos, através de intervenções que envolvem a participação efetiva das comunidades locais, preservando esses recursos para as gerações presentes e futuras e desenvolvendo ao mesmo tempo a resiliência do ecossistema.

O evento está alinhado com o diálogo interativo UNOC2022, que visa “Promover e fortalecer economias oceânicas sustentáveis, em particular para pequenos Estados insulares em desenvolvimento e países menos desenvolvidos” e será centrado num debate técnico com o foco temático em soluções inovadoras aplicadas ao setor económico azul, incluindo a forma como podem apoiar o aproveitamento do seu potencial e ser benéficas para as comunidades costeiras.

O objetivo geral do projeto Go Blue, iniciado em 2021 e com uma duração de quatro anos, é contribuir para o desenvolvimento económico costeiro de forma inclusiva, integrada, participativa e sustentável. O projeto é financiado pela União Europeia e cofinanciado e gerido pelos seguintes parceiros de implementação: Agenzia italiana per la cooperazione allo sviluppo (AICS), Camões — Instituto da Cooperação e da Língua, I. P. (Camões I.P.), The Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, UN-Habitat/UNEP e Expertise France Groupe AFD (EF), com o apoio do JKP Secretariat.

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

 

Gabinete de Documentação e Comunicação

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
T: 213 109 100