Exposição “NÔ MINDJERIS - I NÔ FORSA DI TRANSFORMASON” / As nossas mulheres –a nossa força de transformação, no Camões, I.P.

Estará patente até 21 de maio de 2021, na Sala de Exposições do Camões, I.P., a exposição Nô mindjeries – Nô mindjeries i nô forsa di transformason / As nossas mulheres – As nossas mulheres são a nossa força de transformação.

A iniciativa surge do projeto de parceria e cooperação entre a Associação P&D Factor (Portugal) e o Comité Nacional para o Abandono de Práticas Nefastas (CNAPN) da Guiné-Bissau: “Meninas e Mulheres: Educação-Saúde-Igualdade-Direitos”, com o apoio da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, o UNFPA, a UNICEF e Cooperação Portuguesa em Bissau.

O objetivo da exposição é promover e permitir uma reflexão sobre “Ponto de partida e caminho a seguir para que as mulheres guineenses alcancem e assumam plenamente a sua força transformadora" e, ao mesmo tempo, informar sobre o caminho que essa mesma força tem vindo a percorrer, partindo do enfoque de temáticas especificas como a Mutilação Genital Feminina (link para panfleto informativo remetido por wetransfer), os Casamentos, Infantis-Precoces-Forçados, a Escolarização das meninas e jovens, a educação e saúde sexual reprodutiva e  papel de diferentes lideranças e os impactos.

Algumas das missões da P&D Factor à Guiné-Bissau, realizadas entre 2017 e 2020, foram acompanhadas por três fotógrafos voluntários, LUZIA, Tiago Lopes Fernandez e Maria Manuel Andrade que retrataram o trabalho levado a cabo no terreno, refletido agora nesta Exposição.

A inauguração oficial teve lugar no dia 12 de maio e contou com a presença do Presidente do Camões, I.P., da equipa de fotografia, design e conceção da exposição e Direção da P&D Factor; da Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, deputadas do Grupo Parlamentar Português sobre População e Desenvolvimento além de investigadoras e ativistas de organizações da sociedade civil, de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Marrocos, Moçambique e Portugal.

A exposição pode ser visitada nos dias úteis, das 9h30 às 13h30 e das 14h30 às 18h30, na Av. da Liberdade, 270, em Lisboa.

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

 

Lisboa, 14 de maio de 2021
Gabinete de Documentação e Comunicação
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
T: 213 109 100