Exposição “NÔ MINDJERIS - I NÔ FORSA DI TRANSFORMASON” / As nossas mulheres –a nossa força de transformação, no Camões, I.P.

Lisboa, 14 de maio de 2021

Estará patente até 21 de maio de 2021, na Sala de Exposições do Camões, I.P., a exposição Nô mindjeries – Nô mindjeries i nô forsa di transformason / As nossas mulheres – As nossas mulheres são a nossa força de transformação.

A iniciativa surge do projeto de parceria e cooperação entre a Associação P&D Factor (Portugal) e o Comité Nacional para o Abandono de Práticas Nefastas (CNAPN) da Guiné-Bissau: “Meninas e Mulheres: Educação-Saúde-Igualdade-Direitos”, com o apoio da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, o UNFPA, a UNICEF e Cooperação Portuguesa em Bissau.

O objetivo da exposição é promover e permitir uma reflexão sobre “Ponto de partida e caminho a seguir para que as mulheres guineenses alcancem e assumam plenamente a sua força transformadora" e, ao mesmo tempo, informar sobre o caminho que essa mesma força tem vindo a percorrer, partindo do enfoque de temáticas especificas como a Mutilação Genital Feminina (link para panfleto informativo remetido por wetransfer), os Casamentos, Infantis-Precoces-Forçados, a Escolarização das meninas e jovens, a educação e saúde sexual reprodutiva e  papel de diferentes lideranças e os impactos.

Algumas das missões da P&D Factor à Guiné-Bissau, realizadas entre 2017 e 2020, foram acompanhadas por três fotógrafos voluntários, LUZIA, Tiago Lopes Fernandez e Maria Manuel Andrade que retrataram o trabalho levado a cabo no terreno, refletido agora nesta Exposição.

A inauguração oficial teve lugar no dia 12 de maio e contou com a presença do Presidente do Camões, I.P., da equipa de fotografia, design e conceção da exposição e Direção da P&D Factor; da Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, deputadas do Grupo Parlamentar Português sobre População e Desenvolvimento além de investigadoras e ativistas de organizações da sociedade civil, de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Marrocos, Moçambique e Portugal.

A exposição pode ser visitada nos dias úteis, das 9h30 às 13h30 e das 14h30 às 18h30, na Av. da Liberdade, 270, em Lisboa.

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.