GESTDOC - Modernização e Reforço da Cadeia de Identificação e Segurança Documental em Cabo Verde e na Guiné-Bissau

Praia, 16 de julho de 2019

Decorrerá no próximo dia 19 de julho, pelas 13h35, no Hotel Oásis Porto Grande, em São Vicente, a cerimónia de assinatura do Acordo através do qual a União Europeia delega no Camões- Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. a gestão do Projeto GESTDOC - Modernização e Reforço da Cadeia de Identificação e Segurança Documental em Cabo Verde e na Guiné-Bissau.

 

A Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Sofia Moreira de Sousa, e o Vogal do Conselho Diretivo do Camões I.P, João Neves assinarão o documento.

Participarão na cerimónia o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, a Ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Suzi Barbosa, e a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Teresa Ribeiro.

O GESTDOC resulta da identificação de necessidades de investimento na segurança documental, incluindo na segurança dos sistemas de registo e de identificação civil num quadro de modernização administrativa e de governação digital em Cabo Verde e na Guiné Bissau.

Nesse âmbito, surge esta ação financiada pela União Europeia, através do Fundo Fiduciário de Emergência para África, que resulta de contribuições dos Estados Membros da UE incluindo Portugal. O projeto, com um orçamento de 5 milhões de Euros (cerca de 551 mil contos cabo-verdianos), a implementar pelo Camões I.P. no período 2019-2022, tem como objetivo global melhorar os níveis de segurança e da gestão das migrações em Cabo Verde e na Guiné-Bissau, contribuindo para o respeito dos Direitos Humanos e para o combate ao tráfico de seres humanos a nível regional.

Para informações complementares, poderá ser contactada a Delegação da União Europeia em Cabo Verde ou a Embaixada de Portugal na Cidade da Praia.

Oficial de Informação e Imprensa da Delegação da UE em Cabo Verde, João da Veiga - Telefone 260 38 05; E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.