Grada Kilomba é a autora portuguesa convidada para a 41.ª edição do Festival Internacional de Autores de Toronto que decorre de 22 de outubro a 1 de novembro

Toronto, 15 de outubro de 2020

Considerado uma referência na América do Norte e o festival literário mais antigo do Canadá, The Toronto International Festival of Authors (TIFA) reúne nesta edição referências internacionais da literatura bem conhecidas junto do publico português como Margaret Atwood, autora do The Handmaid's Tale, Richard Ford, autor do The Sportswriter, Independence Day ou Canadá, e Ian Rankin, autor de Uma morte Impossível e do Jornalista desportivo. Entre a lista multicultural de autores, destaca-se Grada Kilomba, autora de Memórias da Plantação - o livro mais vendido na Feira Literária Internacional de Paraty – Brasil (FLIP), em 2019.

A escritora e artista multidisciplinar portuguesa foi sugerida à direção do festival canadiano na primavera de 2020, juntamente com outros nomes da literatura portuguesa, pelo Camões I.P./Coordenação de Ensino Português no Estrangeiro e pela Embaixada de Portugal no âmbito de uma parceria entre estas entidades e o festival.

Grada reside em Berlim, e baseia o seu trabalho na memória, trauma, questões de raça, género e ao que intitula a “descolonização do pensamento”. Enquanto escritora e artista é conhecida pelo seu género subversivo, em que dá corpo, voz e imagem aos seus próprios textos, utilizando os suportes de publicação, leitura encenada, performance, instalação e vídeo.

A sua intervenção irá decorrer no dia 1 de novembro às 13h00 locais, 18h00 em Lisboa, em debate com o conhecido jornalista e autor canadiano Desmond Cole, sob o tema “desconstruindo o racismo” disponível através do site FestivalofAuthors.ca

A escritora e artista irá ainda participar num ciclo de conversas com alunos universitários dos programas de português das Universidades de Toronto e de York, com as quais o Camões I.P. renovou acordos de cooperação para o ensino da língua e cultura portuguesa.

Esta participação integra o plano de atividades de promoção da  língua e cultura portuguesas organizadas pelo Camões I.P./CEPE - Coordenação do Ensino de Português no Estrangeiro no âmbito do núcleo da EUNIC-Toronto, do qual fazem parte a Alliance Française, o Goethe Institut e o Istituto Italiano di Cultura, presentes nesta cidade.

A 41ª edição do TIFA que aposta no tema Bringing a new World into Focus (Trazendo a foco um novo mundo) será produzida em formato hibrido, físico e online, contando com uma vasta programação que inclui debates, leituras e, entre outras atividades, espetáculos ao vivo. Toda a programação estará disponível gratuitamente através do site do festival.

No âmbito de uma proposta dedicada ao multiculturalismo, está ainda prevista a participação do escritor Gonçalo M. Tavares, em português com tradução simultânea para inglês, em que o autor irá apresentar o seu último trabalho Diário de uma peste – 31 de Outubro às 18h30, horário de Portugal continental.

Mais informações:

José Pedro Ferreira

Coordenador do Ensino Português no Estrangeiro - Canadá

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

+ 1 416 706 2443

Rita Sousa Tavares

Embaixada de Portugal no Canadá

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

+351 91 4451500

+1 416 6710933