Portugal e São Tomé e Príncipe inauguram a TeleGastro®

Lisboa, 18 de junho de 2021

Será inaugurada, a 18 de junho de 2021, a TeleGastro®, solução tecnológica pioneira que passará a permitir a avaliação gastroenterológica de pacientes em tempo real, entre São Tomé e Príncipe (STP) e Portugal, no âmbito da componente de telemedicina do Programa “Saúde para Todos – Rumo à Sustentabilidade”.

A sessão inaugural desta nova solução tecnológica decorrerá em direto, entre o Hospital Dr. Ayres de Menezes em São Tomé e a sede do Instituto Marquês de Valle Flôr em Lisboa, e contará com a participação de equipas médicas, de parte a parte, bem como com a presença de representantes políticos e diplomáticos dos dois países.

Será igualmente inaugurada a nova Unidade de Imagiologia e Telemedicina no Hospital Dr. Ayres de Menezes, após realização de intervenções infraestruturais promovidas no âmbito do Programa “Saúde para Todos”.

O Governo português financia desde 2005 o Programa “Saúde para Todos” para melhoria do setor da saúde em STP, que tem vindo a ser implementado faseadamente. Este programa resulta de uma parceria entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.; o Ministério da Saúde de Portugal, através da Direção-Geral de Saúde; o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe (MSSTP); e a Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF). Conta, igualmente, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, na área da Gastroenterologia, bem como da Fundação Champalimaud e do grupo José de Mello Saúde.

Desde o início da 4.ª fase do Programa Saúde para Todos, em 2017, e até dezembro de 2020, foram realizadas 3.334 sessões de telemedicina e 97.797 exames de apoio ao diagnóstico. Os indicadores de saúde de STP, atualmente entre os melhores da África Subsariana, confirmam o impacto positivo do Programa.

 

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.