Portugal mantém programação especial em 2021 como País Convidado da Feira do Livro de Leipzig, adiada para 2022

Lisboa, 1 de abril de 2021

Depois do adiamento para 2022 da presença como País Convidado na Feira do Livro de Leipzig, Portugal prepara agora a participação no festival literário digital que, em substituição da edição deste ano da Feira, cancelada por força da pandemia, irá decorrer no próximo mês de maio, em Leipzig, aproveitando para promover vários dos cerca de 50 novos livros de autores de língua portuguesa que serão editados ao longo do ano na Alemanha.

Estamos muito contentes com a decisão de Portugal de manter a sua participação como País Convidado em 2022", afirma Oliver Zille, Diretor da Feira do Livro de Leipzig. "Estes são tempos extremamente difíceis para dar visibilidade à literatura. Com o adiamento, temos agora a oportunidade conjunta de oferecer um interessante primeiro olhar sobre a diversidade da literatura em língua portuguesa, e, em 2022, oferecer aos autores e autoras, e às suas obras, um amplo palco".

Nesse primeiro olhar que o Festival Literário Leipzig Liest Extra (27 a 30 de maio) proporciona,  serão apresentadas algumas das obras apoiadas pelo programa especial para editoras em língua alemã criado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), de que resultou a edição de obras de autores com percursos literários diferenciados, onde se incluem Afonso Reis Cabral, Patrícia Portela, Ondjaki, José Luís Peixoto, Margarida Vale de Gato ou Gonçalo M. Tavares, Isabela Figueiredo, Dulce Maria Cardoso ou os vencedores do Prémio Camões Mia Couto e Germano Almeida. "Este ano vamos concentrar-nos nestes novos livros através de várias iniciativas e esperamos poder acolher pessoalmente alguns dos autores e autoras em Leipzig no próximo ano", diz Patrícia Severino, a Comissária para a participação de Portugal como País Convidado na Feira de Leipzig.

A presença de Portugal em Leipzig em 2022, como País Convidado, que continuará a ocorrer sob o lema Encontros Inesperados, constituirá uma oportunidade ímpar para dar sequência à presença crescente de obras de autores de língua portuguesa no mercado alemão e ao conhecimento, por este público, da cultura literária em língua portuguesa.

O programa completo do evento Leipzig Liest Extra será anunciado a 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Mais informações:

https://camoesberlim.de/pl21_novolancamento/

www.leipziger-buchmesse.de

 

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

 

Lisboa, 01 de abril de 2021
Gabinete de Documentação e Comunicação
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
T: 213 109 100