Presidente do Camões, I.P. visita Comunidade Autónoma da Galiza

Prorrogação do Protocolo de Cooperação entre o Camões, I.P. e a Universidade de Vigo e inauguração do “Fórum Inês de Castro”

Camões, I.P., 25 de junho de 2019

O presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Luís Faro Ramos, visitou as cidades de Vigo e Santiago de Compostela, durante a sua estada na Comunidade Autónoma da Galiza, nos dias 19, 20 e 21 de junho de 2019, por ocasião da Declaração de Prorrogação do Protocolo de Cooperação entre o Camões, I.P. e a Universidade de Vigo no âmbito da I Cátedra Internacional José Saramago, e da inauguração do Fórum Inês de Castro.

 

No dia 19 de junho, o presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos, na presença do Vice-Cônsul de Portugal em Vigo, Manuel Correia Silva, e da Coordenadora de Ensino, Filipa Soares, assinou a Declaração de Prorrogação do Protocolo de Cooperação entre o Camões, I.P. e a Universidade de Vigo no âmbito da I Cátedra Internacional José Saramago, na sede da Reitoria da Universidade de Vigo.

Em representação do Reitor da Universidade de Vigo, Manuel Reigosa Toger, assistiram ao ato protocolar da assinatura a Vice-Reitora para Assuntos de Comunicação e Relações Institucionais, Mónica Valderrama, o Vice-Reitor de Ordenação Académica e Professorado, Manuel Ramos, assim como os Professores Burghard Baltrusch, Presidente Executivo da Cátedra Internacional José Saramago e Carlos Nogueira, Diretor Científico.

A renovação deste Protocolo reforça o contributo do Camões, I.P. junto da Universidade de Vigo para a consolidação de projetos científicos que priorizam a promoção e transferência de conhecimentos, alicerçada na figura e obra do Nobel português, José Saramago.

Durante o encontro foram abordadas novas vias de colaboração entre o Camões, I.P., e a Universidade de Vigo nas áreas de formação docente inicial e contínua, quer na modalidade e-learning, quer presencial, com vista ao desenvolvimento de projetos conjuntos que contribuam para a atualização e aperfeiçoamento de métodos e técnicos de ensino em PLE.

No dia 20 de junho, Luís Faro Ramos, acompanhado pelo Vice-Cônsul de Portugal em Vigo, Manuel Correia Silva, pela Coordenadora de Ensino, Filipa Soares, e pela responsável do CCP-Vigo e leitora na Universidade de Santiago de Compostela, Carla Amado, manteve reunião de trabalho com a Presidente do Conselho da Cultura Galega, Rosário Álvarez Blanco, onde se abordaram novas formas de colaboração no âmbito do Protocolo de Colaboração existente entre ambas as instituições. Assistiram à reunião, por parte do Conselho da Cultura Galega, o Vice- Presidente do

Conselho, Manuel Nuñez Seixas, a Secretária do Conselho, Dolores e o Gerente, Marcelino Fernández. 

Ainda no dia 20, o presidente do Camões, I.P., manteve um encontro de cortesia com os representantes da Real Academia Galega, Víctor Fernández Freixanes, na qualidade de presidente da RAG, e do seu secretário, Henrique Monteagudo Romero.

No dia 21 de junho, o presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos, teve dois encontros protocolares. O primeiro com o Conselheiro de Cultura e Turismo, Román Rodríguez González, e o segundo com a Conselheira de Educação, Ensino Superior e Formação Profissional da Xunta da Galiza. Durante ambas as reuniões foram abordadas as relações entre o Camões, I.P. e a Comunidade Autónoma da Galiza no domínio da língua, da cultura e da cooperação interinstitucional.

No último dia da visita à Galiza, o presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Luís Faro Ramos, visitou o Centro Cultural Português do Camões, I.P., em Vigo.

Acompanhado pelo Vice-Cônsul de Portugal em Vigo, Manuel Correia da Silva, pela Coordenadora de Ensino, Filipa Soares, e pela responsável pelo CCP-Vigo, Carla Amado, Luís Faro Ramos manteve um encontro com as autoridades políticas da Xunta da Galiza e municipais da província de Pontevedra, entre as quais se destaca a presença do Presidente do Concello de Vigo, Abel Caballero, da Presidente da Deputación de Pontevedra, Carmela Silva e do Secretário-geral de Política Linguística da Xunta da Galiza, Valentín Garcia.

Durante os atos protocolares, as autoridades ali presentes pronunciaram palavras de agradecimento e destacaram a importância da presença do Camões, I.P., através do CCP-Vigo, para a afirmação e divulgação da língua e cultura portuguesas na Galiza.

A visita contou ainda com a representação de um fragmento da obra “Processo Bocage”, produção teatral criada e encenada pelo Grupo Amador de Teatro do CCP-Vigo “Eu.Experimento”.

 

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.


Gabinete de Documentação e Comunicação
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
T: 213 109 100