Relatório “Dinâmicas do desenvolvimento em África” - apresentação da edição em língua portuguesa

Lisboa, 15 de novembro de 2021

Decorrerá no dia 17 de novembro de 2021, das 10h às 12h (hora de Lisboa), no Auditório da CPLP, em Lisboa, a apresentação da edição portuguesa do relatório “Dinâmicas do desenvolvimento em África 2021 - Transformação digital e empregos de qualidade”, financiada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Esta apresentação poderá ser acompanhada online através do Youtube do Camões, I.P.: https://www.youtube.com/c/CamoesIP  

A sessão de abertura contará com intervenções do Diretor-Geral da CPLP, Armindo de Brito Fernandes, e do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Francisco André.

O relatório será apresentado por Ragnheiður Elín Árnadóttir, Diretora do Centro de Desenvolvimento, da OCDE e por Yeo Dossina, Diretor Interino de Desenvolvimento Económico, Integração e Comércio, da Comissão da União Africana.

Participarão ainda o Ministro da Economia e Planeamento de Angola, Mário Augusto Caetano João e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Moçambique, Daniel Nivagara.

Sobre o relatório:

O relatório “Dinâmicas do desenvolvimento em África” elabora recomendações em matéria de políticas públicas e partilha boas práticas a partir da análise das cinco regiões do continente – África Central, África Oriental, Norte de África, África Austral e África Ocidental.  É um instrumento de utilidade no quadro do cumprimento das metas da Agenda 2063 da União Africana a todos os níveis: continental, regional, nacional e local. A edição de 2021, publicada no início do ano e que agora passa a estar disponível em edição em língua portuguesa, analisa a forma como a digitalização pode criar empregos de qualidade e contribuir para a concretização da Agenda 2063, tornando assim as economias africanas mais resilientes à recessão mundial desencadeada pela pandemia do COVID-19. O relatório identifica quatro áreas principais para a transformação digital de África: colmatar o fosso digital, apoiar a inovação local, capacitar os trabalhadores independentes, e harmonizar, aplicar e monitorizar as estratégias digitais. Esta edição inclui um novo capítulo que analisa as perspetivas de financiamento do desenvolvimento de África no contexto da crise económica mundial de 2020. O relatório é o resultado de uma parceria entre a Comissão da União Africana e o Centro de Desenvolvimento da OCDE. Aceda aqui ao relatório completo.

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.


Gabinete de Documentação e Comunicação
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
T: 213 109 100