Luanda: Escritor do Mês na Biblioteca Camões

Descrição

O Camões - Centro Cultural Português em Luanda, no quadro do seu desígnio de promoção da língua portuguesa e de divulgação de autores de língua portuguesa, criou, na sua biblioteca, um Núcleo de Leitura que revisita autores consagrados de língua portuguesa, através da leitura coletiva de extratos das respetivas obras e das biografias. Este Núcleo de Leitura, com momentos interativos, conta com a participação ativa de jovens, sobretudo, estudantes universitários e pré-universitários, utentes da Biblioteca.

 

Em dois dias de cada mês, a obra e a biografia do autor escolhido são revisitadas e analisadas. Na 9ª edição/outubro de 2018 do “Escritor do Mês na Biblioteca Camões”, nos dias 1 e 29 de outubro, a partir das 10h00, será revisitada a obra do poeta português Eugénio de Andrade.

Eugénio de Andrade, pseudónimo literário de José Fontinhas Rato, nasceu em 1923 no Fundão, Portugal. Com 10 anos de idade mudou-se para Lisboa onde fez os seus estudos secundários e escreveu os seus primeiros poemas. Foi funcionário público durante 35 anos, exercendo a função de Inspetor Administrativo do Ministério da Saúde. Depois de ter vivido também em Coimbra, passou a residir no Porto (1950) onde, mais tarde, veio a criar uma fundação com o seu nome. É considerado um dos maiores poetas portugueses contemporâneos, pela força lírica e originalidade de expressão. A sua poesia, densa e sugestiva, celebra, predominantemente, os momentos de plenitude da vida em que as mais antagónicas sensações afloram em formas de rara beleza, transfiguradas e serenas.