Envolva-se

A ação do Camões I.P. é concretizada pela criação e reforço de parcerias institucionais e pelo envolvimento dos cidadãos e dos profissionais, nas mais diversas áreas.

Das parcerias institucionais pode resultar o financiamento e ou o cofinanciamento de projetos, em diferentes modalidades, e a implementação de intervenções.

Os cidadãos podem envolver-se numa lógica de cidadania global, defendendo a prioridade da Cooperação para o Desenvolvimento enquanto política pública, podendo ainda participar ativamente na mesma como voluntários ou peritos.

Uma das mais-valias da Cooperação Portuguesa é certamente a riqueza e a motivação do seu capital humano no que diz respeito ao desenvolvimento de ações de cooperação, sobretudo com os países de língua portuguesa. 

O voluntariado para a cooperação, promovido por instituições nacionais de cariz social e/ou religioso, tem desempenhado um papel que importa realçar, preservar e promover.

Neste quadro há que criar condições legais e mecanismos que permitam integrar de forma profissional a disponibilidade voluntária dos indivíduos que desejam participar ou colaborar, promovendo a contribuição do voluntariado para a cooperação. Neste sentido, há que corresponder, em particular, a dois públicos-alvo mais disponíveis, em termos da sua carreira profissional, para participarem com maior disponibilidade temporal nestes projetos: os jovens e as pessoas já reformadas, os seniores.

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.