Santiago do Chile: Concerto pelos 50 anos da Revolução dos Cravos

Descrição

Terá lugar no dia 27 de abril de 2024, às 17h00, na esplanada do Museu da Memória e os Direitos Humanos, um concerto comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril - Revolução dos Cravos.

Reconhecidos intérpretes da música de intervenção e popular do Chile irão apresentar canções da resistência portuguesa, brasileira e chilena às suas respetivas ditaduras.

Com este concerto, Portugal celebra, no Chile, o 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, momento que marcou a recuperação da liberdade depois de 48 anos de ditadura e inaugurou o processo de consolidação da democracia, estabilizado em 1976 com a aprovação da Constituição e a celebração das primeiras eleições legislativas, presidenciais, regionais e locais livres.

O 50.º aniversário do 25 de Abril também significa um momento de passar de testemunho, de quem lutou contra a ditadura e construiu a Democracia a quem nasceu em Liberdade. Estes devem ser o catalisador de uma consciência coletiva de cidadania: a base para construir os próximos 50 anos de democracia, tendo em conta que nenhum dos avanços de abril se pode dar como garantido.

Este concerto é uma organização conjunta da Embaixada de Portugal em Santiago do Chile, do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., da Comissão Comemorativa 50 anos 25 Abril, da Cátedra Fernão de Magalhães do Camões, I.P. na Universidade de Playa Ancha e do Museu da Memória e os Direitos Humanos.

A entrada é livre.

Mais informação aqui.