Cabo Verde: Apresentação do CD “Viagens no Imaginário da Morna”

Publicado em quarta, 22 junho 2016 19:31

O Camões – Centro Cultural Português na Praia promove no dia 27 de junho de 2016, às 21h00, um concerto com a Orquestra Clássica do Centro (OCC), que incluí a apresentação do CD "Viagens pelo Imaginário da Morna", do compositor Vasco Martins, um projeto apoiado pela Dgartes, pelo Ministério da Cultura de Cabo Verde e pelo Centro de Estudos da Morna.

No espetáculo  participam 4 instrumentistas (Violino I, Violino II, Viola d’arco e violoncelo, a soprano  Marina Pacheco e Vasco Martins (violão).  As composições do cabo-verdiano Vasco Martins, são inspiradas na Morna, a canção nacional de Cabo Verde.

“Viagens no imaginário da Morna”  (Journeys through the imaginary world of Morna), foi gravado em Coimbra em finais de março, no auditório da Fundação Bissaya Barreto, e em junho terá o seu lançamento em Cabo Verde.

Trata-se de um trabalho inspirado na Morna, a canção nacional cabo-verdiana, e uma das suas vertentes é a exploração das semelhanças com o Fado, a canção nacional portuguesa.

É um projeto que se reveste de uma importância acrescida, numa altura em que a canção nacional cabo-verdiana prepara a candidatura à classificação como Património Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.

No concerto de lançamento, o autor será solista ao violão a interpretar um dos seus temas com a OCC. Participam ainda os portugueses Ricardo Silva (guitarra portuguesa) e Tomás Matos (piano).

Sob a direção do Maestro José Eduardo Gomes, o CD engloba as composições de Vasco Martins “Canto das Ilhas”, “Nataraja”, “4 notas na Cidade”, “Como uma moeda de prata”, “Noites Mágicas”, “Arioso” e “Deserto do Sul”.

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.