1ª Edição do Concurso de Leitura e Escrita em Língua Portuguesa “Histórias da Ajudaris – Da minha janela, vejo….”

Publicado em terça, 05 dezembro 2017 16:40

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a associação Ajudaris promovem, em 2017/2018, a 1ª edição do concurso de leitura e escrita em Língua Portuguesa Histórias da Ajudaris – Da minha janela, vejo….” em Portugal, território nacional, continente e ilhas e na rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE) do Camões, I.P.

O concurso destina-se a crianças e jovens do primeiro ciclo do ensino básico e pretende (i) estimular a escrita de textos coletivos originais de pequenos grandes autores e (ii) dar visibilidade à produção escrita, através da publicação em livro de textos selecionados.

Deste modo, o Camões, I.P. associa-se à Ajudaris, propondo à rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE) um envolvimento ativo na ação social e humanitária da associação, através desta iniciativa.

A Ajudaris é uma associação particular de caráter social e humanitário, de âmbito nacional e sem fins lucrativos, que luta diariamente contra a fome, a pobreza e a exclusão social. Foi fundada em julho de 2008 e considerada de utilidade pública desde outubro do mesmo ano.

Os projetos desenvolvidos pela Ajudaris encontram-se explicitados na página web da instituição, sendo de realçar a intervenção na promoção da leitura e da escrita, em projetos como “Crescer com histórias” e “Histórias da Ajudaris”.

O projeto “Histórias da Ajudaris”, criado em 2009, promove a leitura, a escrita, a arte e a solidariedade. As crianças participantes no projeto, com a orientação de professores, tornam-se autores de histórias, algumas delas publicadas depois num livro, cujas receitas revertem para os projetos de solidariedade desenvolvidos pela Ajudaris. A verba angariada com a venda dos livros reverte sobretudo para o apoio a crianças e a famílias carenciadas. Os trabalhos dos alunos concorrentes estarão assim a contribuir para esta causa.

O tema da 1ª edição do concurso realizada em parceria com o Camões, I.P. e proposto à rede EPE, é “Património”, material (ex.: arquitetónico) ou imaterial (ex.: tradições). A inscrição no concurso poderá ser realizada online até ao dia 31 de janeiro de 2018.

Os textos coletivos serão avaliados por um júri, que selecionará textos para serem publicados pela Ajudaris com o apoio de entidades parceiras, em finais do mês de julho de 2018.

Para mais informações sobre as condições de participação no concurso, consultar aqui o Regulamento

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.