Reunião Extraordinária de Ordenadores Nacionais da Cooperação PALOP e Timor-Leste com a União Europeia

Publicado em sexta, 09 março 2018 11:58

O Vice-Presidente do Camões, I.P., Gonçalo Teles Gomes, participou hoje, dia 9 de março de 2018, na Reunião Extraordinária dos Ministros, Ordenadores Nacionais do Fundo Europeu de Desenvolvimento dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste com a União Europeia, que decorreu em Bruxelas.

Os Ministros dos seis países reiteraram o empenho e o compromisso em prosseguir a cooperação entre si e com a União Europeia, reafirmando o espírito de pertença da comunidade PALOP e Timor-Leste em parceria com a União Europeia com forte identidade comum, construída ao longo de 25 anos.

Num contexto de discussão do futuro pós-Cotonou, os PALOP e Timor-Leste reforçaram a vontade política e o empenho em prol da continuação desta parceria enquanto região com a União Europeia, face aos resultados obtidos e metodologias inovadoras.

Os PALOP e Timor-Leste abrangem 60 milhões de habitantes, representando uma região com descontinuidade geográfica, mas acima de tudo uma comunidade regional dinâmica com identidade linguística, cultural, partilha de valores e património histórico comuns.

Os projetos para os PALOP e Timor-Leste, financiados pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED), visam promover o desenvolvimento dos países parceiros através da cooperação regional em áreas de interesse mútuo, reforçando e capacitando as instituições nacionais e propiciando a geração de emprego e valor.

Nesse âmbito, Portugal, através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua é o responsável pela implementação de dois projetos – Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito (PACED) e Projeto de Apoio à Melhoria da Qualidade e Proximidade dos Serviços Públicos (PASP).

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.