Cabo Verde: Chamada de propostas | III Jornadas Júnior da Língua Portuguesa no Mindelo

Publicado em terça-feira, 11 abril 2023 12:05

As III Jornadas Júnior da Língua Portuguesa no Mindelo, Cabo Verde, terão lugar de 22 a 26 de maio de 2023. O tema deste ano será "O livro-objeto: leituras plurais e o seu contributo na formação de leitores".

Considerando que, nos últimos anos, a escrita para crianças tem conhecido alterações consideráveis, seja atraindo franjas mais alargadas de autores, seja pelo número de títulos disponíveis ou pelo desenvolvimento da componente imagética, estética e material (investimento ao nível da engenharia do papel, do grafismo e das ilustrações, novas tecnologias de impressão e de edição, diversificação de formatos), nestas III Jornadas Júnior da Língua Portuguesa procurar-se-á problematizar o valor estético, literário, lúdico, didático e sociológico do livro-objeto e o seu contributo enquanto mediador de novas e/ou diferentes experiências de leitura.

Centrar-se-á o diálogo e a reflexão em torno dos seguintes eixos ideotemáticos:

  • A Literatura Infantil em diálogo com outras artes:
  • As tipologias do livro-objeto e do livro-álbum: características verbo-icónicas e gráficas e as suas potencialidades na construção de significados plurais.
  • Transformações desencadeadas pelas tecnologias digitais no universo da literatura infanto-juvenil: novas formas e novos formatos.
  • Adaptações e recriações dos textos clássicos em livro-objeto.
  • O contributo do livro-objeto na formação de leitores.

O programa propõe a apresentação de comunicações que i) partindo da investigação realizada ou em desenvolvimento deem conta da variedade dos objetos de estudo e da multiplicidade de perspetivas e de abordagens que a Literatura Infantil permite; ii) articulem a abordagem teórica com a partilha de programas, ações, experiências e práticas pedagógicas de promoção da leitura, descrição de exemplos de boas práticas e identificação de condições da sua generalização em contextos multiculturais e multilinguísticos.

Assim, convidam-se professores, investigadores, formadores, bibliotecários, editores e escritores, mas também pais e encarregados de educação, a apresentarem propostas de comunicação que se enquadrem nos eixos temáticos definidos.

Modalidades de apresentação:

  • Apresentação individual de artigo;
  • Oficina de criação / apresentação de conteúdos pedagógicos.

O programa geral contempla conferências e painéis com debates; apresentação de comunicações, momentos práticos de reflexão e partilha em oficinas de formação.

O encontro será realizado em regime híbrido (comunicações presenciais, comunicações a distância e vídeo comunicações).

Normas de submissão das propostas:

  • Os resumos das propostas de trabalhos a apresentar nas III Jornadas Júnior da Língua Portuguesa no Mindelo devem ser enviados até ao dia 30 de abril para o e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
  • Os resumos das propostas de comunicação devem contemplar uma breve biografia do autor; a descrição do trabalho / projeto a apresentar (máximo de 1500 caracteres); informação sobre o contexto em que foi desenvolvido e os resultados alcançados.

As III Jornadas Júnior da Língua Portuguesa abrem também as portas à apresentação de novos materiais pedagógicos em Língua Portuguesa (livros, manuais, ferramentas didáticas, plataformas digitais…). Para apresentação ou inclusão deste material no encontro, deve enviar uma breve descrição para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., até ao dia 30 de abril.

Informações complementares poderão ser encontradas na página eletrónica do Camões - Centro de Língua Portuguesa no Mindelo.

As III Jornadas Júnior da Língua Portuguesa no Mindelo são financiadas pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e coorganizadas pelo Camões - Centro de Língua Portuguesa no Mindelo, a Universidade de Cabo Verde, a Delegação do Ministério de Educação de São Vicente e o Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde em parceria com o Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, o Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro, o Projeto “Palavra, palavra” de São Vicente, o Plano Nacional de Leitura de Portugal e o Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho.