Decorreu de 21 a 30 de junho de 2023, em Maputo, Moçambique, a 6.ª Edição do Festival Raiz, um festival de cariz tradicional dedicado à música e cultura moçambicana, este ano sob o tema "Manutenção e Passagem da Herança Cultural” às gerações vindouras.
O Festival Raiz é um projeto apoiado pelo PROCULTURA que consiste em diversas atividades multifacetadas, incluindo concertos de música étnica e tradicional, palestras e debates, exibição de filmes etnográficos, residências artísticas de criação e composição musical, caracterizado pela fusão de instrumentos, sejam tradicionais, modernos, eletrónicos, juntando artistas da região e do mundo. Decorre no mês de junho, anualmente, em vários espaços culturais da cidade e província de Maputo.
É um festival de cariz tradicional dedicado à música de raiz moçambicana, com vista a resgatar, preservar, valorizar e divulgar a diversidade cultural enraizada em Moçambique, promovendo a reflexão e a discussão das artes em torno da tradição e do património imaterial moçambicano e as suas transformações. Além disso, visa criar uma rede entre artistas, a fim de desenvolver as indústrias culturais e criativas e promovê-las a nível nacional e internacional.
O festival tem o apoio do PROCULTURA, uma ação do Programa PALOP-TL e UE, financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian. Tem por objetivo a promoção do emprego nas atividades geradoras de rendimento no setor cultural nos PALOP e em Timor-Leste.