Dois programas financiados pela União Europeia no sector cultural, PROCULTURA PALOP-TL e ACP-EU Culture, apoiaram a participação de cinco artistas no Festival Internacional de Dança Contemporânea KINANI, que teve lugar em Maputo, Moçambique, de 20 a 26 de novembro de 2023.
Os programas da União Europeia organizaram conjuntamente um painel de discussão sobre o tema “Dançar em África: Mobilidade Internacional, Formação e Parcerias”, no qual participaram artistas beneficiários do PROCULTURA - Bibiana Figueiredo, luso-angolana residente em São Tomé e Príncipe, Bruno Amarante (Djam Neguin), de Cabo Verde, Osvaldo Passirivo, moçambicano – e artista beneficiários do ACP-EU Culture -, Khodia Touré, senegalesa, e Taurai Moyo, do Zimbabué.
O KINANI é uma bienal internacional criada em 2005, em Maputo, Moçambique, que figura entre os principais eventos de dança contemporânea do continente africano. É conhecido pela consistente inovação, mobilizando um público cada vez mais amplo. Este ano, o festival acolhe a ‘Biennale de Danse en Afrique’, o maior evento de dança no continente, que reúne personalidades internacionais de destaque no sector.
A participação conjunta do PROCULTURA e do ACP-EU Culture representou uma oportunidade única para fomentar ligações internacionais entre bailarinos, coreógrafos, produtores e outros profissionais da dança. Serviu também para sublinhar a relevância dos dois programas financiados pela União Europeia, das suas ações, projetos e dos artistas.
O PROCULTURA é um projeto financiado pela União Europeia, que é gerido e cofinanciado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e conta também com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.
O Programa Cultura ACP-UE é um projeto financiado pela UE e implementado pela Organização dos Estados de África, das Caraíbas e do Pacífico (OEACP), com o objetivo de estimular o potencial do sector cultural e criativo e a sua contribuição para o desenvolvimento socio-económico dos países ACP.