Angola: Poesia e Kisanji unem-se para assinalar 40 anos de independência

Publicado em segunda-feira, 16 novembro 2015 13:40

No âmbito das atividades alusivas às comemorações dos 40 anos de Angola, no dia 19 de novembro de 2015, pelas 18h30, o Centro Cultural Português em Luanda/Camões, I.P. acolhe um recital de “Poesia e Kisanji”. Participam no referido recital o poeta angolano, José Luís Mendonça, vencedor do Prémio Nacional Cultura e Artes 2015, na vertente literatura, e o poeta cubano Amilkar Feria Flores, Professor da Escola Superior de Artes.

O evento contará ainda com a participação do tocador de Kisanji, Makuma Mambu que interpretará algumas peças de música tradicional angolana.

Nascido em 1955 no Golungo Alto, José Luís Mendonça é licenciado em Direito, é jornalista, escritor e poeta. Foi no Musseque do Cazenga, onde viveu a infância e a juventude, que se inspirou para fazer os seus primeiros poemas. Entre as obras de poesia publicadas, citam-se: “A Chuva Novembrina” (Prémio Sagrada Esperança em 1981), “Gíria de Cacimbo” (1987) e “Respirar as Mãos na Pedra” (Prémio Sonangol 1988). Atualmente, dirige e edita o quinzenário “Cultura – Jornal Angolano de Artes e Letras”.    

Amilkar Feria Flores nasceu em Havana e licenciou-se em Ciências Pedagógicas pela Universidade Enrique José Varona. Frequentou os Cursos de Antropologia Cultural e Produção Simbólica. Desde 2008, é Professor de Desenho na Universidade de Artes de Cuba e na Academia de Belas Artes de San Alejandro em Havana. Atualmente, é Professor no Instituto Superior de Artes em Luanda. Conta no seu percurso com múltiplas exposições no domínio das artes plásticas, gráficas e audiovisuais.