Entre 4 e 16 de dezembro de 2022, teve lugar uma missão técnica em Portugal de uma delegação constituída por seis técnicos e dirigentes do Instituto Nacional de Emprego de Moçambique, com o apoio do projeto +EMPREGO, visando tornar os Centros de Emprego moçambicanos mais robustos e dinâmicos, através do aumento do conhecimento e partilha de experiências.
A missão iniciou-se com uma primeira semana de formação na sede do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Portugal, a qual incidiu no funcionamento dos serviços públicos de emprego, a nível central e local, nos sistemas de informação e nas medidas ativas de emprego, nomeadamente daquelas que visam os jovens, como os estágios e os apoios ao empreendedorismo.
A segunda semana de trabalhos teve lugar no Centro de Formação e Emprego do Seixal do IEFP, no qual a delegação contactou com o funcionamento do Centro e com os programas que visam ativar e promover o emprego, participando em várias atividades concretas de informação e orientação profissional, encaminhamento e colocação de utentes.
O +EMPREGO é um projeto financiado pela União Europeia e cofinanciado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., que também assegura a respetiva gestão. Tem como grupo-alvo prioritário 1200 jovens moçambicanos dos 15 aos 25 anos, formandos e diplomados da educação profissional, 25% dos quais mulheres. Prevê-se que pelo menos 50% dos beneficiários finais deva estar empregado ou ter criado o seu próprio emprego, no final do projeto.