Timor-Leste: I Conferência Internacional sobre Crime Económico e Financeiro

Publicado em quinta-feira, 05 dezembro 2019 16:27

Decorre entre 4 e 6 de dezembro de 2019, em Díli, Timor-Leste, a I Conferência Internacional sobre Crime Económico e Financeiro, no âmbito da Parceria da União Europeia para a melhoria da prestação de serviços através do reforço da Gestão e da Supervisão das Finanças Públicas em Timor-Leste (PFMO-Componente 2).

 

Incluindo como oradores alguns dos mais qualificados especialistas de Portugal e de Timor-Leste, esta Conferência tem como objetivo debater o contexto, problemas e desafios na prevenção e combate ao crime económico-financeiro em Timor-Leste mas também ao nível global, considerando que nenhum país pode estar isolado nesta missão.

A conferência reúne no Ministério das Finanças de Timor-Leste mais de uma centena de participantes ligados a esta temática, provenientes de Universidades, Magistraturas, forças policiais, Unidades de Informação Financeira, Defesa do Consumidor, Agentes da Justiça e da Segurança Económica e Alimentar, advogados, órgãos da Comunicação Social e representantes da Sociedade Civil.

O PFMO iniciou-se em setembro de 2017, para um período de cinco anos, com o objetivo de apoiar o fortalecimento da participação das entidades timorenses, estatais e não estatais, no processo de tomada de decisão e supervisão das finanças públicas. Trata-se de um projeto financiado pela União Europeia (12 milhões de euros no âmbito do 11.º Fundo Europeu para o Desenvolvimento), cuja gestão foi delegada ao Camões, I.P., que assegura ainda o seu cofinanciamento no montante de 600 mil euros.

31279 2