Assinatura de Memorando de Entendimento entre o Camões, I.P. e a American Councils for International Education (AC)

19 de janeiro de 2018

Foi assinado em janeiro de 2018 o Memorando de Entendimento entre o Camões, I.P. e a American Councils for International Education (AC), consagrando e promovendo desta forma a acreditação da língua portuguesa nos exames "National Examinations in World Languages" (NEWL), que contribuirá para valorizar os conhecimentos no idioma e garante a validação de créditos no ensino secundário e também no acesso ao ensino superior nos Estados Unidos da América.

As duas entidades, concordaram em cooperar e colaborar em diversas áreas, nomeadamente em objetivos conjuntos de educação, investigação e formação que beneficiam as missões de ambas as organizações no que respeita ao estudo e ensino de língua e cultura portuguesas.

A AC e o Camões, I.P. trabalharão em conjunto para fortalecer a consciencialização pública sobre os programas e atividades educacionais de ambas as organizações, incluindo o exame nacional de línguas estrangeiras ​​(NEWL®), em Português e noutras línguas oferecidas pelo NEWL, se e quando aplicável, por exemplo, no reconhecimento dos resultados dos exames NEWL pelas faculdades ou universidades afiliadas; na página oficial do Camões, I.P. (uma ferramenta versátil para aprendentes e educadores ligados ao ensino e aprendizagem de Português); no apoio ao desenvolvimento profissional de professores; e na expansão e melhoria da educação em língua portuguesa nos EUA.

A AC e o Camões, I.P. aproveitarão as suas respetivas ferramentas de marketing, incluindo listas de discussão, redes sociais, boletins informativos, recursos online e folhetos, adequados para promover este plano de cooperação. Apoiarão o desenvolvimento de programação e de ferramentas em língua e cultura portuguesas, quer seja pela identificação e apoio a boas práticas no ensino de português, quer pelo aumento do acesso à programação e avaliação em língua portuguesa através do apoio à formação de professores, ao desenvolvimento curricular e aos estudantes que pretendem realizar o exame de Português NEWL.

Identificarão e apoiarão oportunidades de desenvolvimento profissional para docentes e professores de português através do apoio aos custos de participação dos professores de português do ensino básico e secundário (k-12) na formação profissional, incluindo, entre outros, o apoio a professores interessados nas oficinas/workshops NEWL.         

Colaborarão no desenvolvimento profissional dos professores de português e disseminarão a investigação académica e políticas relacionadas com o estudo e ensino da língua e cultura portuguesas como segunda língua e como língua de herança.

No essencial o apoio do Camões, I.P. em 2018, no âmbito deste MdE, traduz-se na atribuição à AC de uma verba anual de 2.000€ (dois mil euros) para apoiar os custos das propinas de estudantes portugueses ou luso-americanos que se candidatem ao Exame de português NEWL (para mais informações deverão contactar os serviços competentes da AC); atribuição à AC de 2.000€ (dois mil euros) para apoiar a participação de professores de português nas oficinas/workshops de desenvolvimento profissional promovidos pela AC/NEWL e que terão lugar no final do verão ou no início do outono de 2018.

O Camões, I.P., através da Divisão de Programação, Formação e Certificação da Direção de Língua e Cultura e em articulação com a Coordenação do Ensino de Português nos EUA, apoiará a AC na elaboração de itens de português europeu para o exame NEWL, que terá lugar a 26 de abril de 2018.

O Embaixador de Portugal nos EUA, Domingos Fezas Vital, em representação do Presidente do Camões, I.P., Embaixador Luís Faro Ramos, assinou o MdE supracitado. Por parte da American Councils for International Education assinou o MdE Dan Davidson, Presidente Emérito.

Informações mais detalhadas podem ser obtidas através dos seguintes links: https://www.americancouncils.org/services/testing-and-assessment/newl/portuguese ; https://www.americancouncils.org/services/testing-and-assessment/NEWL/exam-dates-and-fees

Ou através dos seguintes contatos:

Huma Manati, Assistant Program Manager, Assessment and Curriculum Development (NEWL)
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
T: 202-833-7522 F: 202-833-7523

João Caixinha, Coordenador do Ensino de Português da CEPE-EUA
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
T: 617-775-9161 F: 617-536-2503

José Adão, Adjunto da CEPE-EUA
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
T: 973-780-0576 F: 973-643-3900

 

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

 

Lisboa, 19 de janeiro de 2018

 

Gabinete de Documentação e Comunicação
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel: 213 109 100

 

 

 
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.