Fórum da Cooperação para o Desenvolvimento

Camões, I.P. – 25/07/2018

Terá lugar no dia 25 de julho, às 15h00, no Auditório do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Rua Rodrigues Sampaio n.º 113, em Lisboa) a XI reunião plenária do Fórum da Cooperação para o Desenvolvimento (FCD). A sessão será presidida pela Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro.

 

A XI reunião do FCD deverá mobilizar cerca de quatro dezenas de organizações parceiras da Cooperação Portuguesa, entre Instituições de Ensino Superior, Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento e a Plataforma Portuguesa das ONGD, Fundações, Associações Empresariais, Sindicatos, Autarquias e Centros de Investigação, e tem como objectivo a promoção de maior coerência, eficácia e eficiência das políticas na área do desenvolvimento. Será também a ocasião para apresentação de novos membros do Conselho de Administração da SOFID.

Dos pontos de agenda destacam-se:

  • Reforma do quadro jurídico da Cooperação;

  • Análise dos resultados da revisão de meio percurso do CAD-OCDE;

  • Anúncio dos resultados das Linhas para Países em Desenvolvimento, Linha de Cofinanciamento para apoio a Conferências, Seminários e Estudos e da nova Linha de Ajuda Humanitária;

  • Ponto de situação sobre os projetos de Cooperação Delegada

  • Estratégia de Educação para o Desenvolvimento e respetivo Plano de Ação;

  • Ponto de situação dos Programas Estratégicos de Cooperação (PEC) com Angola e Timor-Leste.

 

A relevância deste Fórum é evidente à luz dos novos desafios do desenvolvimento e da evolução da arquitetura global da cooperação, onde se exige a promoção de sinergias e formas de complementaridade entre as ações dos atores públicos e privados, e dos atores privados entre si, contribuindo para a eficácia e coerência global da Cooperação Portuguesa.

A sessão de encerramento, que terá lugar às 17h00, será aberta à comunicação social, e contará com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva. No final, será assinado o Protocolo e o Acordo Quadro entre o Camões I.P. e a Plataforma Portuguesa das ONGD.

 

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

 

24 de julho de 2018

 

Gabinete de Documentação e Comunicação

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

T: 213 109 100

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.