Luanda: Exposição “Mixtape / Fitas Magnéticas”, de Paulo Kussy

Data
20-04-2017 - 04-05-2017
Localização
Centro Cultural Português em Luanda

Descrição

No dia 20 de abril de 2017, às 18h30, no Camões – Centro Cultural Português em Luanda, será inaugurada a exposição individual de pintura e desenho Mixtape / Fitas Magnéticas, do artista plástico Paulo Kussy, numa parceria com o Banco de Fomento Angola.

A exposição, que ficará patente ao público até dia 04 de Maio, marca o regresso do artista ao Camões – Centro Cultural Português com uma exposição individual, dois anos depois de ter apresentado, no mesmo espaço, ANATOMILIAS II.

Este mais recente trabalho de Paulo Kussy reúne 20 obras inéditas de pintura, em acrílico sobre tela e dez desenhos e estudos preparatórios, através das quais, lança um olhar renovado sobre o corpo humano. Numa evocação de figuras da mitologia grega, Paulo Kussy partilha com o grande público as suas memórias e referências, do passado e do presente. A harmonia cromática das telas, em tons fortes, com uso recorrente do vermelho, visa transmitir uma carga de sensualidade e intensidade dramática. Segundo o artista, o pigmento da cor vermelha é obtido através do óxido de ferro, um mineral, que se encontra na natureza e que, por coincidência, também possui propriedades magnéticas.

O título da exposição remete para o universo das Mixtape, as músicas gravadas em cassete, um padrão de fita magnética para gravação de áudio, lançada na década sessenta do século passado.