Cascais: V Semana de Cultura Russa

Data
16-10-2018 - 21-10-2018
Tópicos neste artigo:

Descrição

Terá lugar de 16 a 21 outubro de 2018 a V Semana de Cultura Russa.

Em fevereiro de 2017 foi criado, pela Câmara Municipal de Cascais e pela Fundação D. Luís I, em colaboração com a Faculdade de Letras de Lisboa e o Artis – Instituto de  História da Arte da FLUL, o Centro de Arte e Cultura Russa, uma instituição que, como o nome indica, se dedica a estudar diferentes manifestações da arte e da cultura russas nomeadamente a investigação de uma coleção de ícones russos, gentilmente doada à Câmara Municipal de Cascais pelo Dr. Pedro Vieira da Fonseca, que pode ser apreciada no Museu Condes de Castro Guimarães.

 

Este facto levou a um recrudescimento do interesse pelo conhecimento da realidade artístico-cultural de um país cuja dimensão favorece, como é natural, a existência de uma grande diversidade de expressões tanto no passado, como no presente. A V Semana de Cultura Russa em Cascais é o primeiro resultado prático da visita de uma delegação da Câmara Municipal de Cascais, da Fundação D. Luís I e da Sociedade Estoril-Sol a Moscovo a convite da Fundação Humanitária Pavel Tretiakov.

 

Do programa, salienta-se a apresentação da revista “Arte Russa”, editada por esta última instituição, cujo último número é integralmente dedicado a Portugal, e a presença do cineasta Vadim Abdrashitov na apresentação de um ciclo de cinema a decorrer no Cinema da Villa. A Semana resulta de uma parceria entre Fundação D. Luís I, Câmara Municipal de Cascais, Centro de Arte e Cultura Russa, Fundação Tretiakov e Fundação Sharing.

 

Programa