Maputo: Rogério Manjate lança o livro “O Coelho que Fugiu da História”

Data
23-05-2019
Localização
Maputo

Descrição

No dia 23 de maio de 2019, às 18h00, terá lugar no Camões – Centro Cultural Português em Maputo o lançamento do livro O Coelho que Fugiu da História, com texto do escritor Rogério Manjate e ilustrações de Ivone Ralha. A apresentação do livro, que tem a chancela da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), será feita pelo académico e escritor Lucílio Manjate.

O coelho é um personagem muito popular na tradição oral de Moçambique, simbolizando a esperteza e a astúcia. A menina Mbila, personagem principal desta história de Rogério Manjate, está fascinada pelas histórias do coelho que a mãe lhe conta de noite, à hora de dormir. Um dia, ao chegar da escola, ela depara-se com um coelho cinzento na varanda da sua casa e, para ela, este animal não pode deixar de ser “o tal” coelho malandro das histórias. Para a menina este acontecimento é uma oportunidade única para ela tirar a limpo as inúmeras travessuras do coelho, sem imaginar sequer que os adultos podem ter outras coias em mente...

Esta história foi editada pela primeira vez em Moçambique pela EPM-CELP, na Coleção Acácia, em 2008, como Mbila e o Coelho e em 2010 pela Editora Ática, no Brasil, com este mesmo título que agora, em 2019, volta a ser apresentado ao público de Moçambique.