Luanda: Escritor do Mês na Biblioteca Camões | Revisitando Zetho Cunha Gonçalves

Data
03-09-2019
Localização
Luanda

Descrição

Na 20.ª edição/setembro de 2019 do “Escritor do Mês na Biblioteca Camões”, nos dias 2 e 30 de setembro de 2019, a partir das 10h00, será revisitada a obra de Zetho Cunha Gonçalves, I Prémio DST ANGOLA/Camões 2019 com a sua obra de poesia "Noite Vertical", no Camões - Centro Cultural Português em Luanda.

Zetho Cunha Gonçalves nasceu em Angola, na Província do Huambo, em 1960. Poeta, ficcionista, tradutor, autor de literatura infanto-juvenil e organizador de edições. Estudou agronomia antes de se dedicar exclusivamente à literatura. Vive em Lisboa e, em 2018, viu o seu nome ser proposto para o Prémio Nobel de Literatura. Está representado em várias antologias de poesia e ficção.

Tem publicadas 14 obras de poesia, algumas delas traduzidas para alemão, chinês, espanhol, hebraico e italiano. Tem colaboração regular com revistas e jornais de Angola, Portugal, Brasil, Moçambique, Itália, Macau e Espanha.

Traduziu poesia de António Carvajal, Vicente Huidobro, William Carlos Williams, Joan Brossa e Djalal Ud Din Rumi.  

 

O Camões - Centro Cultural Português em Luanda, no quadro do seu desígnio de promoção da leitura e de divulgação de autores de língua portuguesa, criou na sua biblioteca um Núcleo de Leitura, que revisita autores consagrados de língua portuguesa, através da leitura coletiva de extratos das respetivas obras e biografias. Este Núcleo de Leitura, com momentos interativos, conta com a participação ativa de jovens, sobretudo, estudantes universitários e pré-universitários, utentes da Biblioteca. Em dois dias de cada mês, a obra e a biografia do autor escolhido são revisitadas e analisadas.   

Tópicos neste artigo: