Luxemburgo: “LUX IN TENEBRIS” Exposição de Miguel Telles da Gama

Data
18-03-2020 - 25-06-2020
Localização
Luxemburgo
Url
https://www.facebook.com/CCPLUXEMBURGO/

Descrição

Com o apoio do Camões, I.P., está patente no Camões - Centro Cultural Português no Luxemburgo, do dia 18 de março a 25 de junho de 2020, a exposição “Lux in Tenebris” de Miguel Telles da Gama.

A exposição inclui 6 obras de acrílico sobre papel. “São armaduras, carapaças, viseiras, palas, articulações, é metal o que Miguel Telles da Gama agora obsessivamente pinta, o que restou de cavaleiros andantes, o que ficou das latas improvisadas do Alexandre Nevsky, negros metais bélicos que já não protegem vencedores nem santos combatentes, há muito que já não há Carlos V para os pintores retratarem no auge da batalha ou na paz de Breda.

Telles da Gama recorta-as, românticas, noturnas, espectrais, mudas, corta-as, acerca-se delas na noite dos medos, atento às dobras das suas carapaças de bicho, crustáceo ou guerreiro, tudo é negro, oco, vazio, tão letal.

Sim, “bela como o luar” dizia Gomes Leal “ sobre o dorso luzente e excepcional de um peixe”. Luzente e excepcional”. Jorge Silva Melo

 

No quadro das medidas adotadas, no atual contexto, relativamente ao funcionamento de espaços públicos, o Camões - Centro Cultural Português no Luxemburgo está encerrado ao público até dia 5 de abril.

 

Créditos da imagem: Miguel Teles da Gama

Tópicos neste artigo: