Brasília: Café com Europa – Brasília 60 anos

Data
23-09-2020 - 24-09-2020
Localização
Brasilía

Descrição

O que os estudiosos da Arquitetura e do Urbanismo imaginaram, planejaram, sentenciaram para Brasília na década de 1960? Será que era possível prever qualquer traço da realidade que a cidade vive 60 anos depois? Arquitetos e especialistas europeus e brasileiros juntam-se para debater questões que permeiam a construção da capital federal brasileira e a forma como esse projeto urbanístico singular atravessou décadas no livro Café com Europa: Brasília 60.

A publicação é fruto de parceria entre a Universidade de Brasília (UnB), a Delegação da União Europeia no Brasil e as Embaixadas da Bélgica, dos Países Baixos, de Portugal e da Suécia e conta com o apoio do Camões – Centro Cultural Português em Brasília.

O livro Café com Europa traz seis artigos que têm Brasília como pano de fundo e promove diferentes enfoques sobre arquitetura, urbanismo e modernismo sob o olhar de especialistas de diferentes escolas. “Com este livro e as contribuições de arquitetos brasileiros e europeus, estamos cumprindo mais uma etapa deste intercâmbio. É sempre importante retomar o diálogo crítico sobre a pertinência e permanência dessas matrizes conceituais a partir das transformações concretas que Brasília sofreu em 60 anos”, destaca o arquiteto brasileiro Thiago de Andrade.

O lançamento da publicação ocorrerá no âmbito do debate online Café com a Europa, que se realiza nos dias 23 e 24 de setembro, das 14h às 17h00, no canal youtube da Semana da Europa. O acesso é livre e gratuito.

A iniciativa integra a XVI edição da Semana da Europa em Brasília, bem como a programação da 20ª Semana Universitária da Universidade de Brasília.

Mais informações e programa: https://www.semanadaeuropa.org/cafe-com-europa

Tópicos neste artigo: