Maputo: Exposição de cerâmica “Itinerários” de João Donato

Data
14-10-2020 - 16-11-2020
Localização
Centro Cultural Português em Maputo
Tópicos neste artigo:

Descrição

O Camões – Centro Cultural Português em Maputo inaugura, no dia 14 de outubro de 2020, a exposição “Itinerários”, do ceramista moçambicano João Donato. A cerimónia será realizada institucionalmente, com transmissão em direto pelas redes sociais do Camões – Centro Cultural Português em Maputo

A exposição abre as portas ao público no dia 15 de outubro, às 11h00, e estará patente até 16 de novembro de 2020, de segunda a sábado, entre as 11h00 e as 17h00.

Em “Itinerários”, João Donato apresenta cerca de 60 obras de produção recente, que conduzem o visitante para diferentes mundos, entre a mitologia e a natureza, percorrendo também entre a diversidade da fauna, o desembaraço, o alojamento temporário, os percursos urbanos e outros elementos que integram a cultura moçambicana.

O projeto conta com a especial participação do jornalista, ensaísta e escritor António Cabrita, que apresenta de forma inédita no catálogo desta mostra uma reflexão poética sobre cada itinerário que compõe um conjunto de obras do ceramista João Donato.

“Itinerários”, um projeto do Camões – Centro Cultural Português em Maputo, conta com o apoio da Fundação Fernando Leite Couto e da Sociedade de Águas de Moçambique (Água Namaacha), 

 A cerimónia de inauguração será reservada a um número restrito de convidados e respeitará todas as medidas adequadas de higiene e segurança definidas pelas autoridades competentes.

 

Nota biográfica do artista:

João Donato nasceu em Maputo em 1953. Iniciou o seu trabalho nas artes cerâmicas em 2002, em Brasília, com a mestre ceramista Cecy Sato. Em 2005 foi para Londres onde estudou sob a tutela de Daphne Carnegy, no City and Islington College, tendo depois trabalhado nesta cidade como técnico de cerâmica até 2011. No mesmo ano regressa a Maputo, onde vive e trabalha. Com uma carreira internacional estabelecida, João Donato tem apresentado o seu trabalho em diversas exposições individuais e coletivas em Moçambique, Portugal, Brasil, Reino Unido e Suécia.