Berlim: Afonso Cruz em Residência Literária

Data
01-10-2020 - 31-10-2020
Localização
Berlim
Tópicos neste artigo:

Descrição

Afonso Cruz estará, durante o mês de outubro de 2020, em Berlim, enquanto autor selecionado para a Bolsa de Residência Literária. Na capital alemã, Afonso Cruz propõe-se escrever o terceiro livro da sua coleção “Geografias”. Este remontará à Berlim dividida pelo Muro e contará a história de um casal de namorados que são separados no momento da divisão da cidade. Durante a sua estadia, o autor participará no festival literário de Leipzig Literarischer Herbst.

O projeto, organizado pela Embaixada de Portugal na Alemanha e pelo Camões – Centro Cultural Português em Berlim, chega este ano à 5.ª edição, tendo já acolhido os escritores Patrícia Portela, Rui Cardoso Martins, Isabela Figueiredo e Miguel Cardoso. A residência promove a realização de um trabalho de criação literária, bem como a divulgação do trabalho do bolseiro. 

Afonso Cruz é escritor, ilustrador, músico e cineasta. Desde 2008, publicou cerca de trinta livros – romances, peças de teatro, livros de não-ficção, livros infanto-juvenis e uma enciclopédia ficcional. As suas obras receberam vários prémios, entre os quais o Prémio Literário Europeu, e estão traduzidas para mais de 20 línguas. Em 2019, Afonso Cruz integrou a delegação de autores de língua portuguesa na Feira do Livro de Leipzig.