Buenos Aires: Participação de Salomé Lamas na "Bienal de la Imagen en Movimiento"

Data
22-10-2020 - 31-10-2020
Localização
Buenos Aires
Tópicos neste artigo:

Descrição

Tem lugar, entre 22 e 31 de outubro de 2020, em formato virtual, a 5.ª edição da Bienal de la Imagen en Movimiento (BIM), certame artístico realizado na cidade de Buenos Aires desde 2012, e que celebra o vídeo e o cinema experimental. Trata-se de um evento gratuito, um “espaço poliédrico para a expressão audiovisual, desde uma perspectiva que refracta e desordena as múltiplas linguagens da imagem em movimento”.

Para responder e dialogar com o momento presente, este ano foi criado o projeto “Mirarnos a los ojos (volver a) / Vermo-nos olhos nos olhos (voltar a)”, uma plataforma audiovisual que funciona como um coro e que surgiu a partir da experiência do confinamento mundial. Esta plataforma conta com a participação de mais de 70 artistas de diferentes continentes. Este ano, integra a plataforma, o filme EXTRACTION: THE RAFT OF THE MEDUSA, uma alegoria aos estados de emergência em política ambiental, clima e migração com um propósito ético-político, da realizadora portuguesa Salomé Lamas.

Durante os dias da BIM, Salomé Lamas irá participar não só em encontros e conversas virtuais com outros artistas mundiais, que partilharão as suas experiências e inquietações em relação às artes visuais, como em mesas virtuais de debate sobre a contemporaneidade e os modos de produção de um presente que quer olhar para o futuro.

A plataforma está disponível aqui.