Paris: Seminário do CRILUS/Cátedra Lindley Cintra - "A Língua Portuguesa em Culturas", com Manuel Falcão e Catarina Firmo

Data
18-02-2021
Localização
Paris, França

Descrição

No dia 18 de fevereiro de 2021 vai realizar-se a sessão sob a forma de webinário Teatro de Marionetas e Formas Animadas: Teorias e Práticas, por Miguel Falcão e Catarina Firmo, no quadro do ciclo de seminários doutorais (abertos aos mestrandos) «A Língua Portuguesa em culturas », do Centre de recherches interdisciplinaires sur le monde lusophone (CRILUS - Etudes Romanes) da Universidade Paris Nanterre. O evento é uma proposta de Graça dos Santos e José Manuel da Costa Esteves, em parceria com a Cátedra Lindley Cintra, Leitorado de Português da Univ. Paris 8 -Saint Denis e Casa de Portugal -  André de Gouveia.

Inscrição: para poder assistir à sessão, envie um mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Sobre o Seminário:

Teatro de Marionetas e Formas Animadas: Teorias e Práticas, por Miguel Falcão e Catarina Firmo

O Seminário pretende revalorizar as marionetas e formas animadas, que alia, necessariamente, as vertentes da criação, da investigação e da formação, cuja confluência tem dado origem à recuperação ou preservação de tradições e à renovação ou disseminação de práticas artísticas. Se as marionetas e as formas animadas têm sido, elas próprias, para muitos - e ainda hoje - “coisas inquietantes” (seja porque desafiam os limites do humano, seja porque a vida que adquirem põe em causa antíteses como animado/inanimado), descobri-las e estar na sua presença — por acaso ou de forma intencional — pode ser também, e cada vez mais, um inquietante desafio.

Miguel Falcão

Doutorado em Estudos de Teatro. Professor Coordenador da Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Lisboa, responsável pelo Domínio de Teatro, bem como pelo Mestrado em Educação Artística e pelas pós-graduações em Marionetas e Formas Animadas e em Animação de Histórias. Investigador integrado do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, privilegia os estudos sobre a educação artística, o teatro na educação e a história do teatro em Portugal desde o século XX. Tem desenvolvido projetos em contextos de educação formal e não formal e, pontualmente, nas áreas da criação e da programação artísticas.

Catarina Firmo

Investigadora num projeto dedicado ao estudo de marionetas contemporâneas acolhido pelo Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde realizou um Pós-Doutoramento intitulado “Metamorfose e Desmesura: Marionetas, Figuras e Matérias em Cena”, em parceria com a Université Paris Nanterre. Doutorada em Estudos de Teatro, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e em Estudos Portugueses, pela Université Paris 8. Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Lisboa. Foi docente no Département d’Etudes de Langues Portugaises, na Université Paris 8, entre 2009 e 2016.