O centenário do nascimento de Carlos de Oliveira - Maratona de Leitura

Descrição

O centenário do nascimento de Carlos de Oliveira, que se cumpre em 2021, serviu de mote para as comemorações argentinas do Dia Mundial da Língua Portuguesa.

No próximo dia 5 de maio inicia-se uma maratona de leitura de todos os romances de Carlos de Oliveira, com duração de cinco meses e término em outubro. Trata-se de uma experiência de leitura coletiva e faseada de autores de Língua Portuguesa. As leituras serão conduzidas pelo leitor do Camões, IP na Argentina, João Ribeirete, e contarão com um conjunto de convidados surpresa, composto por especialistas na obra do escritor.

O mês de maio iniciar-se-á com a leitura de "Uma Abelha na Chuva", com sessões que acontecerão todas as quartas-feiras do mês, das 18h00 às 2000h, e que decorrerão, sempre que possível, em formato online, com transmissão em direto a partir do auditório da OEI – Argentina. As inscrições são gratuitas e deverão ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Paralelamente, nas redes sociais (Facebook e Instagram) do Centro de Língua Portuguesa em Buenos Aires e da OEI - Argentina, serão realizadas duas propostas complementares a esta maratona de leitura: a retransmissão do PODCAST "Culto" e "Visita com Histórias - Os músicos de Bremen", da contadora Catarina Claro com recurso ao acervo do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian; a transmissão, em direto, no dia 5 de maio da conferência da Professora Paula Morão, "Carlos de Oliveira – Poética e reescrita, alguns exemplos", que integra o ciclo "Em torno da Gisandra: no centenário do nascimento de Carlos de Oliveira (1921-1981)", a promover pela Universidade de Newcastle.