Estocolmo: Instalação "Talk Tower for Forough Farrokhzad", de Ângela Ferreira

Data
12-06-2021 - 20-06-2021
Localização
Estocolmo
Tópicos neste artigo:

Descrição

A instalação Talk Tower for Forough Farrokhzad (2020), concebida por Ângela Ferreira para transmitir poesia, estará em exposição a partir do dia 12 de junho de 2021, no espaço cultural Tensta konsthall, na capital sueca.

Este trabalho, em forma de torre de rádio, faz parte de uma série que Ângela Ferreira iniciou em 2008. Em Talk Tower for Forough Farrokhzad a artista plástica, numa homenagem à poeta e cineasta iraniana Forough Farrokhzad (1934-1967), enfatiza a poesia como motor de resistência e mudança. É patente o protagonismo conferido às vozes femininas nesta série de Ângela Ferreira, designadamente através da referência a mulheres como a poetisa sul-africana Ingrid Jonker, a cantora Miriam Makeba e a filósofa e ativista Angela Davis, que, juntamente com Forough Farrokhzad, surgem como protagonistas de resistência num ambiente intoxicado pelo racismo, censura, apartheid e várias formas de misoginia.

No dia seguinte, a 13 de junho (14h30 locais), a artista participa, via Zoom, numa conferência durante a qual haverá a oportunidade de ouvir a leitura do poema "Outro Nascimento", de Forough Farrokhzad.

Mais informação aqui.