Praga: Portugal na Feira do Livro de Praga 2021

Data
23-09-2021 - 26-09-2021
Localização
Praga

Descrição

Terá lugar, de 23 a 26 de setembro de 2021, a Feira Internacional do Livro de Praga, Svět Knihy 2021, no Centro de Convenções Výstaviště Praha Holešovice.

A Feira do Livro de Praga, que este ano destaca a literatura Francesa, contará novamente com a presença de Portugal. Obras históricas e contemporâneas de literatura lusófona bem como recentes traduções das mesmas para a língua checa estarão presentes em mais uma edição da Feira Internacional do Livro.

O Camões – Centro de Língua Portuguesa em Praga preparou uma programação especial, traduzida na forma de 3 programas de acompanhamento:

Mirandês em Portugal

24 / 9 | 12h | Literární salon

Jan Mrva, doutorando do Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade Carolina, apresentará ao público checo, Miranda do Douro, localizado a nordeste, como uma região culturalmente e linguisticamente distinta do resto do país.  

A minha pátria é a língua portuguesa

25 / 9 | 10h | Ateliér Evropa – Rychta

Fernando Pessoa, o mais importante modernista português, viu a sua pátria na língua portuguesa. Ele multiplicou-se a si e à sua obra literária em heterónimos, aos quais atribuiu identidades próprias, histórias de vida e diferentes estilos de escrita. Karolina Válová e Juan Sánchez, ambos professores do Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade Carolina, conduzirão uma discussão sobre o escritor português.

José Eduardo Agualusa: Teoria geral do esquecimento

25 / 9 | 13h | Literární salon

Lada Weissová, tradutora checa, apresentará ao público o seu mais recente trabalho: a tradução para checo da Teoria geral do esquecimento de José Eduardo Agualusa, autor angolano cuja obra e vida abrangem os países lusófonos em três continentes. O evento contará com a apresentação de Klára Trsková, doutoranda do Instituto de Estudos Românicos da Universidade Carolina e com a leitura de excertos do romance pelo ator checo Kryštof Bartoš.

À semelhança de edições anteriores, Portugal estará representado na Feira do Livro com um stand organizado com livros em checo e em português.

A presença nacional é assegurada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Embaixada de Portugal em Praga.

Mais informações em: