Buenos Aires: Participação portuguesa na XVIII Edição do “Encuentro de Cine Europeo”

Data
01-11-2021 - 30-11-2021
Localização
Buenos Aires
Url
https://cineueargentina.com/
Tópicos neste artigo:

Descrição

O XVIII Encuentro de Cine Europeo vai decorrer de 1 a 30 de novembro de 2021 com a participação de Portugal. O filme que vai representar a cinematografia portuguesa é "O Fim do Mundo", de Basil da Cunha (2019).

Esta longa metragem do jovem realizador Basil da Cunha acompanha os problemas que se apresentam a um grupo de jovens de um bairro periférico de Lisboa (Reboleira), marcado pela invisibilidade e pelo esquecimento. À medida que o bairro vai sendo demolido, também a realidade social que o constitui se vai reconfigurando, num vórtice de imagens que são também da ordem do onírico  e do alucinatório.

O evento decorre, numa primeira fase, de 1 a 30 de novembro de 2021, num formato virtual, embora com algumas atividades presenciais na cidade de Buenos Aires e no interior da Argentina. A temática desta edição da mostra de cinema europeu é De cara a la realidade (“Confrontar a realidade”) e inclui um conjunto de 14 filmes de 13 países europeus que propõe diferentes olhares para alguns dos principais desafios atuais da União Europeia. 

O XVIII Encuentro de Cine Europeo, que será inaugurado oficialmente no dia 3 de novembro de 2021 no Centro Cultural Recoleta, está dividido em duas etapas, sendo a primeira a que decorre no mês de novembro, e a segunda, no mês de maio de 2022, integrando assim também as comemorações em torno do Dia da Europa (9 de maio).