Maputo: “Itinerários” e “Adorabilis” na Plataforma Internacional de Dança Contemporânea KINANI

Data
25-11-2021 - 26-11-2021
Localização
Maputo

Descrição

Na sua 9.ª edição, a Plataforma Internacional de Dança Contemporânea KINANI vai receber obras artísticas de companhias de vários países. Os trabalhos desta edição estarão focados em mostras artísticas que surgiram como consequência do isolamento. No âmbito do festival, que decorre entre 23 e 28 de novembro de 2021, o Camões – Centro Cultural Português (CCP) em Maputo patrocina duas apresentações, nos dias 25 e 26 de novembro.

No dia 25 de novembro de 2021, às 18h00, no Teatro Avenida, é apresentado o resultado da 1.ª edição do programa “Itinerários” - programa de incentivo à criação artística, dirigido a criadores moçambicanos na área da dança, numa parceria entre o OPART E.P.E. | Estúdios Victor Córdon (EVC) e o CCP em Maputo. O projeto pretende criar uma rede entre Moçambique, Portugal e outros parceiros na Europa, com o intuito de promover a internacionalização. Desta forma, o projeto tem como linha orientadora realizar iniciativas que se correlacionam nos territórios associados.

Já no dia 26 de novembro de 2021, às 20h00, no auditório do Centro Cultural Franco Moçambicano, é apresentado o espetáculo “Adorabilis” dos  coreógrafos portugueses Jonas & Lander. "Adorabilis" cria um espaço cerimonial preenchido por corpos em estado de "emergência", que atua como uma máquina ficcional albergando três presenças. Em estado de alerta, as interações destas presenças são constantemente inspecionadas por um olho virtual, enérgico, não ficando claro se a sua natureza é autoritária ou passiva, ou se controla ou cuida. Jonas & Lander servem-se da riqueza da biodiversidade cultural e natural para criar uma dança-labiríntica. A luz, o som e o cenário são elementos autónomos que afetam o comportamento e reação dos performers, tal como a chuva, a noite ou a primavera são elementos determinantes na vida dos animais.

Veja o programa do evento aqui.