Brasília: Mostra "Um Giro Pelo Mundo – Navegando no Cinema Infantil"

Data
07-01-2022 - 16-01-2022
Localização
Brasilía
Tópicos neste artigo:

Descrição

Entre os dias 7 e 16 de janeiro de 2022, a mostra "Um Giro pelo Mundo - Navegando no Cinema Infantil", que decorrerá no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, propõe um giro pelo planeta através da narrativa do cinema, com filmografia de vários países, além de atividades criativas e culturais, como oficinas, espetáculos, apresentações de dança e vivências com especialistas convidados, proporcionando ao público uma viagem por diferentes culturas.

A ideia do projeto é mostrar que as diferenças entre culturas são uma grande riqueza, que deve ser respeitada e valorizada, pois todos pertencemos a um mesmo planeta e estamos todos conectados. Filmes de países como a índia, Gana, França, Canadá, Alemanha, Brasil, Portugal e Suíça participarão das 38 exibições.

 “Para construir a programação, foi fundamental o apoio das embaixadas participantes, e isso foi incrível pois agregou muito à mostra em autenticidade e diversidade cultural. E o interessante é que cada embaixada trouxe algo diferente para compor esta programação de filmes e também para as apresentações culturais, que por sinal está bem rica e vai dialogar com o que as crianças vão poder curtir na tela”, explica Carina Bini, realizadora e curadora da Mostra.

A curadoria seguirá um roteiro diário, com uma sessão na abertura do evento, seguindo com duas sessões diárias e seis atividades culturais, aos sábados e domingos. O espaço contará ainda com uma cenografia exclusiva criada para a ambientação conceitual da mostra, inspirando os participantes e adicionando mais uma dimensão lúdica à experiência proposta.

Alguns filmes estarão em destaque durante a Mostra, como: “Calamity” de Remi Chayé, animação franco dinamarquesa inédita no Brasil e dobrada para o português; as animações de Joana Toste, importante e premiada diretora de animação portuguesa, além do filme brasileiro "O menino e o mundo", animação vendida em mais de 100 países, que ganhou mais de 51 prémios.

Além de Brasília, a mostra também será exibida no CCBB de São Paulo, de 12 a 25 de janeiro de 2022, e no CCBB do Rio de Janeiro, de 3 a 26 de fevereiro de 2022.

 

Programação (Destaques Portugueses)

 

07/01 

17h30 - Abertura: Dança Indiana

 

09/01

14h30 - Giro por Portugal | Filmes de Joana Toste ("A Menina Parada", "A Gruta de Darwin "e "Ana - um

palíndromo")

17h - Atividade Cultural: Oficina Dança Criativa

 

11/01

17h - Giro por Portugal | Animações ("Surpresa", "Ema e Gui", "O canto dos 4 caminhos", "Papel de

Natal")

 

12/01 

16h20 - Giro por Portugal | Filmes de Joana Toste ("A Menina Parada", "A Gruta de Darwin "e "Ana - um

palíndromo")

 

14/01 

14h30 - Giro por Portugal | Filme: "Papel de Natal" 

 

Local do evento:

CCBB - SCES Trecho 2 Lt. 22 – Brasília/DF

Exibição na área externa em frente à biblioteca

Entrada gratuita – sujeita à lotação

Classificação Livre

 

Materiais sobre o evento:

Release