Luxemburgo: Apresentação do livro "Marco Godinho – Written by Water"

© Marco Godinho
Data
17-01-2022
Localização
Centro Cultural Português no Luxemburgo
Tópicos neste artigo:

Descrição

O Camões - Centro Cultural Português (CCP) no Luxemburgo organiza, a 17 de janeiro de 2022, às 18h30, um encontro em que o artista Marco Godinho estará à conversa com a ilustradora Keong-A Song e o ator e realizador Fábio Godinho, a propósito da apresentação do livro Marco Godinho – Written by Water. Esta será uma oportunidade de conhecer melhor o trabalho do artista, bem como a importância que este atribui ao intercâmbio e à colaboração, motores de todos os seus projetos. 

Este evento decorre na sequência do projetoapresentado no âmbito da participação nacional do Luxemburgo na 58.ª Exposição Internacional de Arte da Bienal de Veneza, em que foram publicados dois livros do artista, nomeadamente, uma monografia sobre o projeto de Veneza, que também inclui uma retrospetiva sobre o trabalho do artista realizado ao longo dos últimos 15 anos. 

Para o projeto Marco Godinho – Written by Water, a ilustradora Keong-A Song produziu o livro Le monde nomade de Mr. Godinho, que narra as aventuras de "Mr. Godinho" - o alter ego do artista sob a forma de uma personagem ilustrada - enquanto viaja pelo mundo no decurso dos seus empreendimentos artísticos. Ela imagina pequenas histórias engraçadas e evoca de forma pessoal os temas e assuntos que influenciam diariamente o trabalho criativo do artista, bem como peripécias relacionadas com a elaboração, produção e montagem das obras. O ator e encenador Fábio Godinho é omnipresente no processo de elaboração do projeto de Veneza e é também o personagem principal do filme Left to their Own Fate (Odisseia), que é sobretudo uma ação realizada durante três viagens iniciáticas (Estreito de Gibraltar/Tunis, Cartago, a ilha de Djerba/Trieste e Ístria) no Mar Mediterrâneo. Durante estas viagens, Fábio lê, em silêncio, os três volumes inteiros da Odisseia de Homero, considerado um dos poemas fundadores da civilização europeia. 

Este encontro será também uma oportunidade para descobrir o novo site do artista, que foi desenvolvido como um projeto artístico, um arquivo aberto e contínuo, que abre várias possibilidades e caminhos para navegar através das obras, textos, poemas e todos os projetos realizados por Marco Godinho ao longo dos últimos 15 anos.

 

Para mais informações:

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Morada: 4 Place Joseph Thorn L – 2637

Telefone: (+352) 463371