Leipzig: Superar Fronteiras

Data
20-05-2022
Localização
Leipzig
Tópicos neste artigo:

Descrição

No dia 20 de maio de 2022, às 19h00, decorrerá uma noite musical que pretende homenagear José Saramago (1922-2010), um dos grandes nomes da literatura portuguesa, no ano em que completaria 100 anos.

O Prémio Nobel da Literatura e do Prémio Camões, entre muitos outros, destacou-se pelo seu realismo mágico e pela visão crítica com que abordava a sociedade em geral. Nasceu em Portugal, mas a censura que sofreu, devido a algumas das suas obras, levou-o a mudar-se para Lanzarote, nas ilhas Canárias, onde passou os últimos anos de vida com a esposa, Pilar del Rio.

De Portugal a Espanha, esta viagem sonora convida à superação de fronteiras, reinventando a paisagem e as tradições que marcaram o escritor, exatamente como descreve no início do seu livro "Viagem a Portugal", quando parou o carro entre os dois países e constatou que se encontrava “naquele exato centímetro por onde passa a invisível linha da fronteira”. Pensamos na triste realidade dos dias que correm e aprendamos com Saramago: "é fundamental construir pontes! É necessário superar fronteiras!"

Outro grande momento que marcará a noite será a estreia de três canções do compositor alemão, Thomas Flessenkaemper, com poemas de Fernando Pessoa, um dos grandes nomes da poesia portuguesa.